A USA Pears, associação de produtores de peras dos estados de Oregon e Washington, nos Estados Unidos, dá boas-vindas ao verão brasileiro com dez variedades da fruta que é perfeita para os dias mais quentes. Com cerca de 85% de água em sua composição, a pera ajuda a prevenir a desidratação. É um alimento rico em nutrientes como a vitamina C, potássio e fibras, responsáveis também por proporcionar saciedade.

 

Livre de gordura, colesterol e sódio, a pera é uma fruta versátil, saborosa e nutritiva, e pode ser consumida ao natural, em sucos, sobremesas e até mesmo em pratos salgados. Também é uma verdadeira aliada para a pele, que sofre com a exposição solar intensa, já que a vitamina C é essencial para o crescimento celular e reparação de tecidos. Antioxidante, a fruta auxilia no combate aos radicais livres e nos processos inflamatórios, favorecendo a cicatrização de cortes, feridas e contusões.

 

A pera americana promove ainda uma rápida renovação de energia e é indicada para o pós-treino, especialmente após atividades físicas intensas. “A perda de potássio pela desidratação ou sudorese deve ser reposta pelo consumo de frutas. As peras americanas são ricas em potássio e uma fruta de tamanho médio possui cerca de 180mg desse nutriente”, explica a nutricionista Cinthya Maggi, colaboradora da USA Pears no Brasil.

 

Receitas com peras para o verão

 carpaccio-de-carne-e-peras-usa-pears

Carpaccio de carnes e peras  

Rendimento: 4 porções

Tempo de Preparo: 40 minutos

Ingredientes:

2 peras americanas

Suco de 1 limão

250g de carne para carpaccio

 

Molho

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

4 colheres (sopa) de vinho branco

1 colher (chá) de mostarda

1 pitada de sal

4 colheres (sopa) de alcaparras miúdas

1 xícara (chá) de cogumelos picados

2 colheres (sopa) de pimenta biquinho

1 colher (sopa) de orégano fresco

 

Para guarnecer

Rúcula

 

Preparo:

Lave bem as peras e corte em fatias, mantendo a casca. Corte a carne em fatias finas. Misture com o suco de limão. Em 4 pratos, intercale as fatias de carne e as peras. Misture os ingredientes do molho e regue a carne e as peras. Enfeite com a rúcula e sirva.

 

Salada do Oriente 

salada-do-oriente-usa-pears

Rendimento: 6 porções

Calorias: 158 a porção

 

 

Ingredientes:

300g de camarões médios, limpos

1 colher (chá) de gengibre fresco ralado

1 colher (chá) de sal

1 pitada de pimenta do reino branca

3 peras americanas

Suco de 1 limão

½ xícara (chá) de salsão em cubinhos

100g de damasco seco em tirinhas

1 pé de radicchio para acompanhar

 

Molho

½ xícara (chá) de creme de leite light

1 colher (chá) de azeite

1 colher (café) de curry em pó

1 pitada de sal

Hortelã fresca picada

 

Preparo:

Coloque o camarão, o gengibre, o sal e a pimenta do reino em uma panela, tampe e leve ao fogo por 5 minutos para cozinhar rapidamente. Deixe esfriar. Lave bem as peras, corte ao meio, retire o centro fibroso com as sementes e corte em fatias médias, com a casca. Regue com o suco de limão. Misture com o camarão, o salsão e o damasco. Misture os ingredientes do molho e adicione à salada, mexendo bem. Coloque em uma saladeira e enfeite com o radicchio.