No próximo  dia 2 de dezembro, a USA Pears, Associação de Produtores de Peras dos Estados de Oregon e Washington nos Estados Unidos, comemora o Dia Mundial da Pera, ou World Pear Day, promovendo uma ação global de degustação das frutas que começa na Nova Zelândia e termina em Portland, no noroeste do país norte-americano. Será um dia inteiro de ativações que visam incentivar o consumo das peras ao redor do mundo.  

 

A meta deste ano é entrar no livro internacional de recordes, o Guinness Book, como o maior evento de degustação de alimentos. O World Pear Day será comemorado em 24 países diferentes com 46 locais de experimentação. Para contabilizar os números alcançados, cada nação fará o uso de hashtags nas publicações em redes sociais, vídeo promocional com cartazes e quadro de fotos com o slogan da campanha “Pear Up”.

 

No Brasil, além das ações de degustação espalhadas por São Paulo e Rio de Janeiro, a USA Pears convida todos a participarem do evento mundial. É só compartilhar a comemoração do Dia Mundial da Pera nas redes sociais com a hashtag #wordpearday marcando o perfil oficial da associação aqui, @usapearsbrasil.

 

Com mais de dez variações, as peras americanas são alimentos ricos em nutrientes, vitamina C e potássio. Livre de gorduras, colesterol e sódio elas auxiliam na hidratação da pele, ajudam no controle do diabetes devido a seu baixo índice glicêmico e também são benéficas para esportivas, já que no pré-treino aumenta a energia e evita câimbras, e após a atividade física, promove a recuperação do corpo.

 

Para celebrar o World Pear Day, confira receita Torta Suiça de Peras e Nozes:

 

Torta   Suíça de Peras e Nozes 

Rendimento: 12 porções

 

Ingredientes:

 

Massa

2 ovos

150g de manteiga

4 colheres (sopa) de açúcar

Cerca de 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

 

Recheio

1 xícara (chá) de açúcar

½ xícara (chá) de mel

½ xícara (chá) de água

250g de nozes grosseiramente picadas

3 Peras USA Pears em cubos

250ml de creme de leite fresco

Para polvilhar

2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

 

Modo de preparo:

 

Bata ligeiramente os ovos e reserve 2 colheres de sopa para pincelar a torta. Coloque o ovo em uma tigela e adicione a manteiga e o açúcar. Vá acrescentando a farinha de trigo até ficar uma massa firme que desgrude das mãos. Deixe descansar 20 minutos.

Faça o recheio. Coloque em uma panela o açúcar, o mel e a água e leve ao fogo até ficar cor de caramelo. Adicione as nozes, as peras e o creme de leite até a mistura engrossar e ficar parecendo um caramelo. Retire do fogo e deixe esfriar.

Divida a massa em dois e abra em mesa enfarinhada. Corte 2 círculos. Coloque um dos círculos em uma forma de fundo falso média, deixando sobrar um pouco para fora. Preencha com o recheio de peras e nozes. Coloque o excesso de massa sobre o recheio. Pincele com um pouco do ovo reservado e cubra com a outra massa. Feche bem as bordas e fure a massa toda com um garfo. Pincele o restante do ovo e leve ao forno médio (200◦C), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos ou até ficar dourada. Retire, espere amornar e sirva polvilhada com o açúcar de confeiteiro.

 

As peras americanas podem ser encontradas nas melhores redes de supermercado do País.