A Turkish Cargo , transportando animais sob as condições mais ideias possíveis nos céus, realizou outra operação de transporte que salva vidas. Um grifo (espécie de abutre) ameaçado de extinção, que começou a voar na Sérvia e ficou exausto em  Sanliurfa (Turquia) depois de percorrer 1600 quilômetros em sua rota de migração sazonal, foi levado para Belgrado pela Turkish Cargo.

O grifo raro, de 1 ano e meio de idade chamado Dobrila — a última corrente do sistema ecológico e que vive no canyon Uvac da Sérvia apenas na Europa — ficou muito cansado enquanto voava para o leste, ao sobrevoar sua rota de migração sazonal,  pousou. Depois de ter sido encontrado pelos agricultores , a ave foi levada para o Centro de Resgate e Reabilitação da Vida Selvagem na cidade.

O grifo submeteu-se a algumas exames, e ao atingir seu peso adequado e estar novamente saudável,  foi solto à natureza para continuar voando em sua rota de migração. Quando foi constatado que Dobrila — um membro da família dos fowlers — não podia continuar voando, os funcionários do Ministério da Agricultura e Florestas da República da Turquia entraram em contato com as autoridades sérvias usando o tag e o número de rastreamento, disponíveis no pé de Dobrila para comunicar o ocorrido. Após a conversa entre os funcionários dos dois países, decidiu-se enviar Dobrila ao Instituto de Pesquisa Biológica (Siniša Stankovi) em Belgrado.

Depois de ter sido transportado para a Sérvia a partir de Sanliurfa via Istambul sob o patrocínio da Turkish Cargo, que atua em conformidade com sua missão de respeito à vida e à natureza dos animais em todas as suas operações de transporte, o grifo foi entregue aos oficiais sérvios durante um cerimônia assistida por Tanju Bilgic, Embaixador da República da Turquia na Sérvia; e Goran Trivan, Ministro da Proteção Ambiental da Sérvia.

”Hoje é um dia muito especial para Dobrila, porque depois de meses de reabilitação voará novamente. Agradecemos à Turkish Cargo pelo apoio”, disse a bióloga responsável por Dobrila,  na Fundação para a Proteção de Aves de Rapina.

A Turkish Cargo — agindo de acordo com a sua visão #MissionRescue e realizando carregamentos de animais vivos sob cuidados do mais alto nível—, anteriormente já havia transportado, ao seu habitat natural em Joanesburgo, quatro leões da Ucrânia que estavam lutando contra a fome e o sofrimento.

Com uma extensa rede de voos que alcança mais de 300 destinos em 124 países, a Turkish Cargo toma os regulamentos CITES e IATA LAR (IATA Live Animals Regulations) como referências e implementa todas as regras de documentação, enjaulamento, etiquetagem e marcação prescritas em todos os seus processos de armazenamento e transporte durante a viagem com animais vivos, além do máximo cuidado.

O vídeo especial preparado para registrar a viagem de Dobrila pode ser baixado através do seguinte link da web: we.tl/t-FLppqiqWu6 .