De
4 a 9 de setembro a África do Sul recebe a 7ª edição do congresso
“E-Tourism Africa”, evento anual especializado em plataformas online de
incentivo ao turismo. Diante do sucesso das edições anteriores, e do fato de
quase 60% das viagens serem hoje compradas on-line, o congresso se tornou
evento quase obrigatório para quem é do ramo e será sediado pela em duas
cidades: no Cape Town International Convention Centre, na Cidade do Cabo entre
4 e 5 de setembro, e no Museum of Africa Design (MOAD), em Joanesburgo, de 8 a
9 de setembro.

A
exemplo de edições passadas, o E-Tourism Africa vai reunir empresas
especializadas em turismo online e líderes mundiais do segmento, como Facebook,
Trip Advisor, Expedia, Twitter, Google, além de empresas locais e
internacionais líderes em inovação e soluções.

A
relevância das plataformas online de turismo no cenário atual é destacada pelo
CEO do E-Tourism Frontiers, empresa co-responsável pela organização do evento e
criada com o objetivo de incrementar o turismo online em mercados emergentes da
África, Oriente Médio e Ásia, Damian Cook. “Hoje, 59% das viagens são
pesquisadas, reservadas e compradas em meios virtuais, o que representa uma
movimentação de US$ 400 bilhões em vendas (cerca de R$ 800 bi). Garantir que o
mercado africano participe e se beneficie em um nicho com crescimento tão
rápido é essencial para garantir nosso fortalecimento e sobrevivência no
setor”, diz.

De
acordo com Cook, os benefícios do turismo online para a África do Sul foram
comprovados pelos resultados de um relatório da empresa de pesquisas e análises
Nielsen que indicou que 200 mil viajantes que visitaram a África do Sul em 2012
utilizaram plataformas online para agendar as viagens, totalizando uma injeção
de 790 milhões de rands (em torno de 158 milhões de reais) na economia local.

Dispositivos
como smartphones também representam um elemento chave para o E-Tourism Africa
deste ano, já que o número de reservas realizadas via celular e tablets cresce
ano após ano. De acordo com levantamento da empresa PhoCusWright, 7% das
reservas de hotel feitas em 2013 foram realizadas via tablets e celulares,
número 12 vezes maior na comparação com o mesmo período de 2010. De acordo com
estimativa da mesma empresa, o número deve chegar a 20% até o final de 2014.

Outro
estudo divulgado pela empresa Expedia.com aponta que uma em cada cinco reservas
feitas pelo site são feitas através de dispositivos móveis como aplicativos e
que a maioria dos consumidores utiliza essas ferramentas para fazer pesquisas
para as reservas.

“Tendo
em vista a crescente utilização de smartphones, a E-Tourism Africa vai
apresentar as novas ferramentas, tendências e melhores técnicas para elevar a
presença em redes sociais de empresas especializadas em viagem e turismo de
negócios. Além disso, o evento oferecerá treinamento prático e vai trazer
soluções para as empresas crescerem e se aprimorarem no meio online em ações do
dia a dia”, diz Cook.