A
South African Tourism (SAT), órgão de Turismo da África do Sul, acaba de
anunciar a contratação de duas agências de ponta em marketing no Brasil a fim
de expandir a rede de negócios no país, que atualmente representa um dos
mercados mais promissores para o destino. O Brasil enviou 83 mil turistas para
África do Sul em 2013, crescimento de 5,6% em relação ao ano anterior. Nos
últimos dez anos, o crescimento foi de quase 400%.

A principal novidade fica por conta da contratação da TI Comunicações, da empresária
Tatiana Isler, como a agência de marketing da África do Sul no Brasil. Isso
significa que a partir deste ano a empresa, que desde 2004 é responsável por
todas as estratégias de comunicação da África do Sul no país, desenvolverá o
trabalho completo de marketing do destino no Brasil. O acordo incluiu a
contratação de Marcelo Marques como Trade Relations Manager, à frente do cargo
desde meados de 2013.

A outra empresa contratada foi a agência de mídia social Digital Industry, que
vai assumir a administração das contas da África do Sul nas redes sociais e
realizar ações online, sob coordenação da TI Comunicações. Ambas as empresas
estão sediadas na cidade de São Paulo, de onde partirão todas as estratégias de
expansão de mercado no Brasil.

“O Brasil é um mercado empolgante e de rápido crescimento, por isso decidimos
elevar nossas ações no país a um novo nível. Queremos ficar mais próximos do
Brasil e entender melhor os desejos e as expectativas do mercado”, diz o CEO da
SAT, Thulani Nzima. “As novas contratações vão nos ajudar a atingir milhões de
brasileiros e mostrar as experiências que a África do Sul tem a oferecer”.

O investimento no mercado latino-americano integra uma estratégia de
crescimento global do Turismo da África do Sul, e inclui mercados emergentes
como China, Índia e alguns países do Oriente Médio e África Ocidental, regiões
que representam uma fatia crescente no número de turistas que chegam à África
do Sul.

A China, por exemplo, teve um crescimento de 14,7% no número visitantes
internacionais que foram para a África do Sul em 2013. Já a Nigéria, que ganhou
um escritório de turismo da África do Sul em janeiro de 2014, cresceu 15,4 %, e
a América Latina registrou aumento de 8%.

Para capitalizar números tão positivos e potencializar ainda mais a presença de
brasileiros na África do Sul, a SAT enviará pela primeira vez uma delegação
para a Abav, uma das feiras  mais importantes do turismo brasileiro. O
evento acontecerá entre os dias 24 e 28 de setembro na cidade de São Paulo e
terá 39 mil expositores representantes de diferentes destinos e empresas
turísticas de várias partes do mundo.

“Além de termos uma estratégia de marketing mais agressiva, nosso stand na Abav
vai possibilitar que um número maior de representantes da nossa indústria de
turismo apresentem seus produtos e serviços no Brasil”, concluiu Nzima.