Após o sucesso da primeira edição – que atraiu mais de 3.800 pessoas com renda revertida para o tratamento de crianças e adolescentes com câncer -, a TUCCA reúne os principais nomes da panificação no “Pão com Pão” em benefício da cura do câncer infantil.

É possível ajudar no tratamento de crianças e adolescentes com câncer participando das aulas, que terão renda 100% revertida para o trabalho da TUCCA . Eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil, a Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer completa 20 anos com mais de 3.200 pacientes assistidos, operando em parceria com o Hospital Santa Marcelina – da pesquisa e diagnóstico precoce, passando pelo tratamento multidisciplinar de excelência e capacitação de profissionais, até à meta de 100% de cura –, sem custos para as famílias e taxas de cura igualadas somente às da Europa e dos Estados Unidos

O evento conta com  curadoria e consultoria de Luiz Américo Camargo, um time de peso apresenta suas receitas na Feira de Pães e Sanduíches e ministra oficinas, que serão realizadas nos dias 5 e 6 de maio, das 12h às 20h, no Shopping JK Iguatemi (3º piso), em São Paulo, com entrada gratuita. A maioria dos produtos é obtida por fermentação natural e produção artesanal. O evento é uma iniciativa dedicada a celebrar o pão em nome de uma boa causa: divulgar a mensagem da TUCCA, que completa 20 anos em 2018.

Participam do evento, as casas Eataly, ICI Brasserie (com Bráz e Bráz Trattoria), Miolo Padaria Artesanal (Marcos Carnero), Mocotó (Rodrigo Oliveira e Anderson Miranda), PAO (Rafael Rosa), Requinte com Rei da Broa e padeiros convidados (Marco Antônio Correa), Shimura com Levain e padeiros convidados (Rogério Shimura), Iza Padaria Artesanal (Iza Tavares).

 

Oficinas: Receitas de pão artesanal, brioche, pão doce, schiacciata, croissant, focaccia, além de dicas sobre fermentação, entre outros temas, ministradas pelos Chefs padeiros.

Programação completa (as oficinas terão duração de uma hora e serão ministradas pelos padeiros): Sábado, 5/5

12h30 – Marcos Carnero, da Miolo Padaria Artesanal – Por que fazer pão? Uma aula/bate-papo, com a receita do pão jamaicano

Esta aula/ bate-papo vai emocionar os padeiros de alma.  Marcos Carnero vai falar das motivações e do sentimento de cuidar do fermento, trabalhar a massa, assar o pão, dia a dia, por anos e anos. E ilustra essa conversa com uma receita pela qual ele tem um carinho especial, o pão jamaicano feito com banana, um dos maiores sucessos da Miolo.

14h15 – Raffaele Mostaccioli – Aprendendo a reconhecer a qualidade da farinha

Como se identifica uma boa farinha? Como escolher a farinha adequada para este ou aquele pão? Eis o tema do padeiro e pizzaiolo Raffaele Mostaciolli, que unindo teoria e dicas práticas sobre absorção de água, força e outro aspectos vai revelar segredos que ajudarão seu pão a ficar ainda melhor. Você acertar muito mais na hora de fazer suas compras para futuras fornadas.

 

16h – Marco Di Roma, do Eataly – Como preparar uma focaccia tradicional

O padeiro italiano, responsável pela Panetteria, vai ensinar os passos e truques de uma das receitas mais famosas do Eataly, uma especialidade da Ligúria que conquistou o mundo. E, quer saber? O resultado doméstico, com as técnicas adequadas, fica fantástico (fermentação biológica)

 

17h45 – Rogerio Shimura – Você quer aprender a fazer schiacciata?

Rogerio Shimura, um dos padeiros mais conhecidos do Brasil, vai mostrar uma das receitas mais queridas de sua padaria. É a schiacciata, uma parente da focaccia, que se diferencia principalmente nos sabores finais e nas coberturas.  Aprenda e surpreenda os amigos com os resultados (fermentação natural e biológica).

Domingo, 6/5

12h30 – Luiz Américo Camargo – Como se programar para fazer pão de fermentação natural

Se um pão de fermentação natural leva horas para ficar pronto, como você se organiza para fazer? É o que vai mostrar o autor do livro Pão Nosso, com dicas para programar a agenda, considerando o fermento, os descansos, ilustrando as etapas com uma receita de pão de nozes. E ele garante: dá tempo de fazer pão em casa, e fica muito bom (fermentação natural).

 

14h15 – Papoula Ribeiro – Os segredos do croissant

Massa leve, textura inconfundível, sabor que nos faz viajar. Sim, é o croissant. Uma das mais prestigiadas profissionais do país, Papoula vai explicar como se faz um dos grande ícones da panificação francesa e mundial, com massa amanteigada e aquela típica delicadeza (fermentação biológica).

 

16h – Marco Antônio Correa – Pão doce de padoca, clássico da hora do lanche

Uma aula para reunir a família e despertar memórias do cheirinho de pão na padoca. Padeiro e professor, sócio da Requinte, Marco Antônio mostra que, em casa, com recursos básicos, é possível fazer uma deliciosa receita com sabor de boas lembranças. Uma especialidade que faz parte da tradição brasileira (fermentação biológica).

 

17h45 – Anderson Miranda, do Mocotó – Brioche de mandioca, um pão com estilo brasileiro

O Mocotó não é apenas um dos melhores restaurantes de cozinha brasileira. É uma das melhores padarias de estilo brasileiro. Anderson Miranda, o padeiro do restaurante/café/padaria, conta o passo a passo de um pão de origem francesa, mas reinterpretado para ter a cara do nosso país: com a mandioca como ingrediente da massa (fermentação natural e biológica).

Ao final da aula, cada ingresso dará direito a concorrer ao sorteio de um banneton (cesto para descanso do pão) e de uma lâmina de padeiro, da Banneton Brasil.

E todos os alunos com ingressos vão ganhar uma porção do fermento natural de Luiz Américo Camargo, autor do livro “Pão Nosso” e curador do evento.

Feira de Pães e Sanduíches: (entrada gratuita)

Eataly

Ici Brasserie, com Bráz e Bráz Trattoria

Miolo Padaria Artesanal | Marcos Carnero

Mocotó | Rodrigo Oliveira e Anderson Miranda

PAO | Rafael Rosa

Requinte, com Rei da Broa e padeiros convidados | Marco Antônio Correa

Shimura, com Levain e padeiros convidados | Rogério Shimura

Iza Padaria Artesanal | Iza Tavares – dia 5

Livraria da Vila

 

 Serviço

Chef pela Cura: São Paulo

Feira de Pães e Sanduíches

05 e 06 de maio de 2018 (sábado e domingo)

12h às 20h

Jardim JK – 3º piso – Shopping JK Iguatemi (Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi – São Paulo/SP)

Aulas expositivas: Lounge One (3º piso)

Valor por aula: R$ 90,00

Inscrições: pela plataforma Foodpass (www.foodpass.com.br) e no local do evento