Dos sushis tradicionais, com salmão e atum, a criações inusitadas, com foie gras e azeite trufado. O prato mais tradicional da culinária japonesa ganha, de 27/outubro a 05/novembro/17, uma homenagem especial no Toro Sushi, nas suas unidades dos Jardins e Moema, em São Paulo.

  O restaurante japonês foi o vencedor do prêmio de Melhor Restaurante Oriental segundo o júri da revista Go’Where Gastronomia de 2017 e está no seleto roteiro do Guia Michelin, principal publicação gastronômica do mundo. Para celebrar o Dia do Sushi, comemorado no dia 01/novembro, a casa promove um festival dedicado inteiramente a ele. São 14 opções que mudam diariamente, por R$ 160, que vão dos sushis clássicos, com cortes de peixes frescos e arroz, aos contemporâneos, com variações mais elaboradas e ingredientes inusitados, criados pelos chefs Jyun Kaduoka (ex-Kinoshita, Osaka, La Brasserie Erick Jacquin e Culinart, em Hong Kong), e Bié (ex-Yabany e Sushi Deck). 

Para o festival, os sushis clássicos são feitos utilizando esta técnica milenar. Dentre eles, podem ser servidas opções como o Maguro Akami (um corte magro de atum vermelho, um dos peixes mais apreciados pelos japoneses, com sabor intenso e consistência firme), o Sake (preparado com salmão), o Suzuki (feito com robalo, um peixe de carne muito branca e textura leve), o Tai (preparado com peixe pargo, considerado uma variedade especial de peixe, com sabor delicado e doce), o Buri (olho de boi, uma carne macia), o Aji (preparado com peixe carapau) e o Katsuo (preparado com peixe-serra).

 

Nas versões contemporâneas, mais elaboradas, destaca-se criações preparadas com o Hokkigai, um molusco bivalve, extraído das águas do Atlântico Norte, cujo corpo é em formato triangular e suas cores formam um curioso degradê entre o branco e o vermelho. O molusco é muito apreciado em Hokkaido, segunda maior ilha do extremo norte do arquipélago japonês, e possui alto valor nutritivo e um sabor levemente adocicado. O menu também conta com outras opções como o Jyo de Codorna (envolto por uma fina fatia de salmão com poché de ovo de codorna, ovas de salmão e azeite trufado), Hotategai (vieira trufada), Sake Trufado (salmão preparado com azeite trufado), Maguro Shimeji (preparado com atum e shimeji confitado no azeite trufado), Maguro Foie (filé de atum com foie gras, fígado de pato – uma das principais iguarias francesas) e Lula com Uni que, diferentemente dos demais, é amarrada com uma tira fina de alga nori, um dos principais ingredientes da culinária japonesa. Presente em grande parte das receitas, a alga nori é responsável por dar aos pratos um sabor característico: o umami. Conhecido como “o quinto sabor”, (além do doce, salgado, azedo e amargo), o umami – descoberto pelos japoneses em 1908 – pode estar presente na carne, nos tomates, vegetais, cogumelos e molhos, levando a uma explosão sensorial na boca, que persiste mesmo após a refeição. Na tradução direta do japonês, “umami” significa “sabor delicioso”.