O chef francês Sébastien, do Green House Gourmet Restaurante, de Indaiatuba (SP), sugere para as festas de final de ano  o Tiramisu de Peras ao Creme de Mascarpone.

A sobremesa pode ser preparada com diversos tipos de frutos, sintonizando também com bebidas típicas da época: “O chocolate da receita combina perfeitamente com as festas de final de ano e bebidas como espumante e champanhe. O prato é bem adaptável, com a possibilidade de trocar as peras por morango fresco, graviola, fruta do conde, pêssego, framboesa e manga sem estragar o resultado final”.

A apresentação do Tiramisu pode ser tanto em recipientes individuais quanto em uma única grande porção. “O prato é ideal para jantares de comemoração entre amigos e pode ser servido tanto individualmente como em grandes louças de cristal, o que traz um efeito muito bonito à mesa, na hora de sobremesa”, comenta Sébastien. Confira abaixo receita que serve até seis pessoas,.:

Ingredientes

Creme de Tiramisu
● 0,500 gramas de creme de Mascarpone
● 0,080 gramas de açúcar refinado
● 2 gemas de ovos

Xarope
● 200 ml de água
● 3 unidades de peras
● 200 gramas de açúcar
● 1 fava de baunilha
● Licor de peras: QS, cachaça ou outro.

Guarnição
● Chocolate em pó.
● Biscoito champanhe

Modo de Preparo

1. Fazer o xarope com água, açúcar e baunilha, cozinhar as peras sem ferver e deixá-las esfriando em uma vasilha fora do xarope. Acrescente a bebida alcoólica no xarope antes de utilizar.
2. Bater o creme de mascarpone com açúcar e baunilha até obter chantilly. Finalize com gemas de ovos.
3. Molhe os biscoitos champanhe dentro do xarope ainda morno.
4. Escolher uma forma para a ocasião e realizar a montagem: uma camada de biscoito seguida por uma de peras picadas e outra de creme de mascarpone. Ao final polvilhar com chocolate em pó.

Dicas do chefe
• Pode acompanhar calda de chocolate quente ou calda de frutas vermelhas, além de ser servido com um bom vinho de sobremesa ou champanhe.
• Para avaliar a quantidade a ser produzida, encha a louça escolhida de água e meça o peso dado de água em uma balança, bastando converter, depois, o peso total de uma receita até chegar ao peso da água medida.