Em Tiradentes, histórica cidade mineira, o Carnaval é, tradicionalmente, sinônimo de folia em família ao ritmo de antigas marchinhas e diversão garantida com os blocos que desfilam pelas ruas dessa histórica cidade que completou 300 anos. Em 2019, com a programação oficial começando em 28 de fevereiro com a saída do Bloco ABT (Associação dos Blocos de Tiradentes) do Quatro Cantos e se estendendo até 5 de março, os dias de Momo deverão lotar o pequeno e bucólico munícipio, que fica a 190 km de Belo Horizonte e concentra, na parte urbana, cerca de 3.500 habitantes.

 

Esta é a expectativa da empresária Gabriela Barbosa, integrante do Coletivo Tiradentes Mais (associação que reúne empresários e artistas apaixonados por Tiradentes que atuam na área da hospitalidade). De acordo com ela, durante esse período a cidade deverá receber cerca de 8 mil pessoas por dia, em sua maioria casais  e famílias de todo o Brasil que buscam segurança e animação.

A festa carnavalesca também é responsável, segundo Gabriela, pelos altos índices de ocupação previstos para os hotéis e pousadas. “Projetamos uma taxa de ocupação entre 98% e 100%, sobretudo casais e famílias, que identificam em nossa cidade uma atraente opção de lazer para os dias de Carnaval”, diz.

Para a  hoteleira Patricia Garcia, da Pousada Ouro de Minas, : “Nosso Carnaval à moda antiga é extremamente alegre, divertido e muito benéfico para a economia do município. Além de centenas de visitantes virem curtir os blocos, as marchinhas, os shows, eles também desfrutam de outros atrativos, como os restaurantes, os museus, as lojas e as atrações turísticas. É um público muito interessante que tem o perfil da cidade”, afirma.