Com a presença do cônsul- geral da Itália, Filippo La Rosa e Graziano Messana -presidente da ITALCAM, aconteceu  hoje a  masterclass online The Extraordinary Italian Taste  “O Mundo do Azeite de Oliva” , uma realização da Câmara Ítalo Brasileira de Comércio, Indústria e  Agricultura de São Paulo-com o sommelier Ricardo Castanho e com o delegado da Accademia Italiana della Cucina, Gerardo Landulfo, que contou com o apoio da AICOO Associazione   Italiana Conoscere L´lio di Oliva.

Cônsul- Geral da Itália, Filippo La Rosa foto Tânia Müller

 Esta foi a primeira neste formato desafiador, porém pertinente para este momento de pandemia .Neste ano de 2020 e 2021, a ITALCAM fará uma série de ações dedicadas aos produtos D.O.C.  e I.G.P., com intervenções para ilustrar conceitos de “Denominação de Origem” de produtos Made in Italy.

Graziano Messana foto Tânia Müller

Segundo o cônsul- geral  Filippo La Rosa,” Esta parceria entre o Consulado Geral e a Câmara , nesta área que é fundamental  para nosso intercâmbio, para mostrar o que a Itália propõe, respeitando hábitos  da nossa produção e dos nossos territórios . É uma parceria muito prometedora . Hoje estivemos na Assembleia Legislativa  com o Governo do Estado de São Paulo, e  fiz questão de nomear  as potencialidades  de um projeto  junto com a Câmara de Comércio, para levar a italianidade para interior de São Paulo. Esperamos  que eventos como este contribuam para uma construção   de maior  presença italiana, mais representativa  ainda, no  Estado  de São Paulo”  afirmou

Geraldo Landulfo foto Tânia Müller

 Na produção mundial de Azeite , em 2019  a Itália é a 2ª colocada entre  os maiores produtores, perdendo para a Espanha,   com 365  toneladas ,  sendo a 3º maior de  consumo per capita  por ano no mundo :12,5 litros (Grécia 24,6 e Espanha 14,7 )

Ricardo Castanho foto Tânia Müller

A Itália possui a maior biodiversidade  de oliveiras do mundo. São cerca de 1.500 cultivares (variedades) no planeta  , e tem mais de 500 (1/3)ligadas ao seu território. O mais rico leque  de perfis sensoriais de azeite do mundo, e especialistas  em blens , quantidade reconhecida no mundo, até pelos seus concorrentes. O maior número  de D.O.P. e L.G.P. da EU:46(42 D.O.P.)-Importância :Tipicidade/Regras de Cultivo e produção/Teste Sensorial  

Todos as regiões produzem azeite  e tem produtos com selo D.O.P., exceto Piemonte e o Vale  d´Osta  .