O  Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais, único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina, promovido pela  Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal),  ByBrasil – Components and Chemicals, ABIT, TexBrasil, CICB, Brazilian Leather, SEBRAE , Apex-Brasil e Abimóvel, que termina hoje, 17, no  Centro de Eventos Pro Magno, na Casa Verde , em São Paulo está mostrando as novidades  para o Verão 2019.   Sob a batuta de  Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design  da Assistencal ,   esta edição que traz  tem como tema a “Resistência” está apresentando mais de 900 materiais, entre  tecidos, componentes, couro e aviamentos . 

Walter Rodrigues foto Tânia Müller

 

No evento estão acontecendo  exposições, workshops e palestras ministradas por profissionais de grandes empresas do varejo de moda como Rozalia Del Gaudio, Gerente Sênior de Comunicação e Sustentabilidade da C&A, Daniel Philipi Knop, responsável pela comunicação da FHH – Fundação Hermann Hering e Vinicius Malfatti, Gerente Sênior de Sustentabilidade da Lojas Renner, com o apoio e a participação da ABVTEX-Associação Brasileira do Varejo Têxtil e varejistas associadas em palestras sobre sustentabilidade


Presente ao salão a planta-modelo de Confecção 4.0 do SENAI CETQT. O projeto marca a integração entre os espaços virtual e físico – ligando consumidor,  produtos,  máquinas, softwares,  sistemas produtivos e a cadeia de suprimentos e distribuição. O protótipo, criado pelo Senai Cetiqt, com apoio da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), foi inaugurado durante a Convenção de Moda Internacional Apparel Federation (IAF), que aconteceu no Rio de Janeiro, em outubro último. Seu objetivo é demonstrar como funcionará esta nova indústria, tornando possível  visualizar uma operação que está sendo implantada no setor.  

Fernando Pimentel, presidente da ABIT foto Tânia Müller

Segundo o  presidente da Abit, Fernando Pimentel, a nova revolução industrial, num futuro mais próximo do que se imagina, exigirá mais capacitação profissional. “O setor têxtil e de confecção está entre os líderes da economia que estão puxando a indústria 4.0. Em 2016, lançamos o livro sobre a Quarta Revolução Industrial – uma visão para 2030, e,  em outubro recente,  realizamos o maior Congresso Internacional da indústria da Moda de 2017 onde os temas compliance e indústria 4.0 foram discutidos por dois dias. A preocupação com o emprego é real, pois  deverá entrar em cena um profissional mais qualificado. Porém, este novo modelo de negócios não será necessariamente para todas as empresas, nem para a totalidade de uma operação industrial. O importante é entender que a economia digital está  mudando o modo de produzir e o mindset das pessoas.