Para
atender a essa alta demanda, deste Carnaval 2014 a TAM Linhas Aéreas e a LAN Airlines, que juntas
formam o Grupo LATAM Airlines – a maior holding de transporte aéreo da América
Latina –, reforçaram sua malha aérea para o período.

No
mercado doméstico, a TAM aumentará sua oferta com um total de 52 voos extras,
entre 27 de fevereiro e 10 de março. Somente a região Nordeste terá acréscimo
de 42 novos horários a partir das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e
Brasília. Salvador terá o maior incremento, com 16 voos extras, seguido de
Natal, com 12, Fortaleza, com seis, e Maceió e João Pessoa, com quatro voos
extras cada um. A companhia também aumentará sua oferta, com 10 voos extras,
para o Rio de Janeiro a partir de Florianópolis e Foz do Iguaçu.


Já no mercado internacional, a LAN terá dois voos extras entre Santiago e Rio
de Janeiro, além das duas frequências (ida e volta) diárias que a companhia já
opera entre ambas as cidades, tendo assim um aumento de 50% na oferta.
Operação especial.


A TAM preparou uma série de iniciativas para facilitar o tráfego nos aeroportos
e dar mais conforto aos passageiros durante o carnaval. A companhia reforçará o
atendimento nos principais terminais, mobilizará cinco aeronaves reservas, para
suprir as necessidades da empresa em casos de contingência operacional, e terá
equipes extras de tripulantes técnicos e de cabine. Um número maior de
profissionais poderá ser extraordinariamente acionado para qualquer
eventualidade nas operações, incluindo os casos de interrupção de voos por mau
tempo e de voos alternados para outros aeroportos.


Orientação ao passageiro


Para quem pretende viajar nesse período, a TAM tem algumas orientações para
tornar a viagem mais tranquila. A companhia recomenda que os clientes deem
preferência ao check-in antecipado, que pode ser realizado por meio da internet
e do celular. Desde o início deste ano, também é possível fazer o check-in
automático na hora da compra dos bilhetes para voos domésticos. A nova
ferramenta da TAM, que é a primeira companhia aérea da América do Sul a
oferecer a novidade, promove mais conforto e contribui para o nível de
pontualidade dos voos. Nos aeroportos é possível usar também os totens de
autoatendimento. Assim, os passageiros só precisam dirigir-se ao balcão em caso
de despacho de bagagens.

Outra recomendação é que os passageiros de voos domésticos se apresentem no
aeroporto com 2 horas de antecedência, enquanto os clientes de voos
internacionais cheguem 4 horas antes do embarque. É importante também estar
atento aos limites estabelecidos pelas regras do setor para bagagens de mão. As
normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) estipulam que a somatória
das dimensões (altura + largura + comprimento) das malas levadas a bordo não
deve ultrapassar 115 centímetros, com peso máximo de 5 quilos.

Orienta os passageiros a retirarem as etiquetas da companhia aérea da
última viagem ou mesmo a colocarem uma fita colorida na mala para facilitar a
identificação da bagagem despachada no momento do desembarque. Além disso:

Ø Em caso de objetos frágeis ou
perecíveis, o passageiro deve conferir se os itens não se encontram na relação
de artigos proibidos para “bagagem despachada”. O viajante também deve se
certificar de que estão corretamente embalados.

Ø Para sua segurança, o passageiro
deve conferir se recebeu seu canhoto comprovando que as malas foram despachadas.

Ø As bagagens de mão devem ser
apresentadas no check-in para que ela também seja verificada e etiquetada. É
recomendado que o passageiro se certifique de que não há objetos perfurantes,
cortantes ou relacionadas nos itens que não podem ser levados na bagagem de
mão, ou os mesmos ficarão retidos na inspeção no Raio X.

Ø No desembarque, o passageiro
deve verificar se a sua mala está no mesmo estado em que foi despachada. Caso
note algo errado, ele deve procurar imediatamente um funcionário da empresa
dentro da área de desembarque para esclarecimentos e providências, se
necessário.

Ø Ainda no momento de retomar a
bagagem, recomendamos que o passageiro verifique, por meio do nome na etiqueta
da mala, se o volume é o correto. Essa atitude evita que a bagagem de outro
seja levada por engano.


A TAM recomenda ainda que, clientes com algum tipo de necessidade especial,
entrem em contato informando o tipo de assistência que precisam com
antecedência mínima de 48 horas da partida do voo para casos gerais e de 72
horas nas situações em que é preciso a presença de acompanhante. Os passageiros
podem encontrar na íntegra essas e outras informações, como as precauções a
serem tomadas nos casos de embarque de menores desacompanhados e animais de
estimação, na aba “Serviços”, dentro do site