A TAG Heuer apresentou durante o Watches&Wonders, o   Aquaracer Professional 300, um relógio instrumental de luxo que nos conecta ao mar e dá continuidade a um legado que teve início há mais de 40 anos. Segundo o  CEO Frédéric Arnault, “A TAG Heuer fabrica relógios instrumentais de luxo arrojados, de alto desempenho e cheios de estilo há mais de quatro décadas. O Aquaracer Professional 300 dá continuidade a uma história venerada e, a partir dela, dá o passo mais significativo para desenvolver nossa coleção Aquaracer em muitos anos. Ultrapassando limites, com alta funcionalidade, uma estética arrojada e inconfundível e a promessa de ir com você até nas situações mais extremas, o Aquaracer Professional 300 é um relógio que o levará além. Afinal, este é o lugar onde de fato nos encontramos.”disse

Frédéric Arnault, foto divulgação

Esse legado começou com o Heuer Ref. 844, um relógio de mergulho lançado em 1978. Ele tinha um design memorável do mostrador, com escala de 24 horas em vermelho, marcadores de horas com lume e um bisel de mergulho rotativo com uma escala de minutos perfeitamente transparente para mergulhos com temporização segura. Ele definiu o padrão para relógios de mergulho e foi adotado por mergulhadores profissionais e amadores em todo o mundo. Nas quatro décadas que se seguiram ao lançamento do relógio, a TAG Heuer continuou a superar os limites de design e desempenho dos relógios de mergulho com peças célebres, como o Night Diver (já usado pelo agente secreto mais famoso do mundo) e os modelos das séries 1000 e 2000, enquanto o Ref. 844 se tornou um favorito dos colecionadores.

Durante a fase conceitual, os designers também reconheceram que, além de ser um instrumento confiável, o Aquaracer Professional 300 precisava ser adaptável a vários ambientes. Cada vez mais usuários estão recorrendo a relógios de mergulho por sua robustez e versatilidade, ao mesmo tempo que desejam um relógio para trabalhar e se divertir.

Para isso, eles desenvolveram a forma geral do Aquaracer para ser mais fino e leve. A caixa, o bisel e a pulseira de metal foram reduzidos sem comprometer os principais recursos de desempenho do relógio, como a resistência à água até 300 metros (30 bar), aumentando, ao mesmo tempo, a durabilidade.

Os entalhes do novo relógio agora são mais curtos, enquanto a borda da caixa foi chanfrada e polida para dar mais harmonia ao impacto visual do relógio e adicionar requinte. Com isso, no pulso, o relógio passa a ter um perfil mais sofisticado, sendo mais leve e ergonômico.

Os designers se voltaram para o famoso traje do escafandro, que apareceu pela primeira vez na caixa do Aquaracer em 2004. O tema, familiar e oficial, continua a sublinhar o valor do relógio para seus usuários, que são os mais recentes em uma longa linhagem de exploradores subaquáticos que escolheram o Aquaracer.

Refletindo as facetas que se tornam o fio condutor do novo design, eles tornaram o capacete de mergulho mais angular e acrescentaram uma placa da tela de 12 facetas. Atrás dele, está um tema hexagonal que se repete. A parte traseira da caixa agora também estará sempre alinhada com a caixa, de modo que o escafandro permanecerá de pé.

No lançamento, haverá sete referências em dois tamanhos na coleção principal. Quatro referências terão um diâmetro de caixa de 43 mm, e três apresentarão uma caixa de 36 mm. Cada uma delas tem um bisel rotativo unidirecional de mergulho com um detalhe de cerâmica e uma escala de minutos gravada.

Seis serão de aço inoxidável, com opção de mostradores em preto, azul ou prata. Haverá também uma peça de 43 mm em titânio fosco de grau 2 de alta tecnologia com mostrador verde. Os modelos de aço inoxidável têm um detalhe de cerâmica preto ou azul com um triângulo branco às 12 horas preenchido com Super-LumiNova® azul. O modelo de titânio tem um detalhe de cerâmica verde com um triângulo amarelo às 12 horas, e todas as indicações em sua escala de minutos são preenchidas com Super-LumiNova® azul para maximizar a visibilidade em ambientes com pouca luz.

Para dar aos relógios a sofisticação arrojada estabelecida como princípio fundamental durante a fase conceitual, todas as sete referências receberam mostradores gravados cheios de estilo. Os modelos de 43 mm dão continuidade a um dos traços de design característicos dos Aquaracer anteriores, as linhas horizontais gravadas do mostrador, só que agora mais separadas, contribuindo para o visual mais bem pensado do relógio. Os mostradores nos modelos menores, de 36 mm, levam gravações de um padrão de onda, que foi lançado em 2019. O modelo azul de 36 mm também tem oito marcadores de horas de diamante e elos centrais da pulseira polidos.

Cada referência apresenta um novo design de pulseira de metal integrado, equipado com um sistema de ajuste fino altamente sofisticado que pode estender ou reduzir o comprimento da pulseira em até 1,5 cm. Isso permite que os usuários redimensionem a pulseira para usar o relógio sobre uma roupa de mergulho ou ajustar o tamanho para atender a mudanças no clima ou temperatura sem tirar o relógio.

A grife de luxo também está apresentando uma versão de edição limitada altamente colecionável para complementar a coleção principal e homenagear sua maravilhosa herança do design. Trata-se do Aquaracer Professional 300 Tribute to Ref. 844, que, como o nome sugere, retoma a história do lendário relógio de mergulho Ref. 844, lançado em 1978.

Os designers misturaram uma caixa de titânio de grau 5 de alta tecnologia com uma série de elementos visuais da peça histórica. O mostrador plano preto traz a escala vermelha de 24 horas do Ref. 844, originalmente projetada como um gráfico de conversão rápida para profissionais em campo que reporta o tempo em relação ao relógio de 24 horas.

O relógio também tem lume vintage e uma pulseira de borracha perfurada preta inspirada em um design original criado para permitir que a água passe rapidamente entre o relógio e o pulso do usuário. Mantendo o código de design de facetas repetitivas do relógio, essas perfurações são octogonais. Apenas 844 exemplos do Aquaracer Professional 300 Tribute to Ref. 844 serão produzidos.