O Movimento Supera Turismo Brasil, desde o seu lançamento, em 1º de Junho, estabeleceu uma agenda positiva de ações essenciais para a preparação da retomada. Mais que isso: retomada com o máximo de segurança biossanitária. Daí o lançamento, no último dia 18, do Guia do Viajante Responsável, para orientar e conscientizar cada cidadão sobre como viajar com segurança. E sem sobressaltos.

O documento, simples, prático e suficiente, chega em um momento oportuno, quando se verifica grandes demonstrações de relaxamento temerário, onde muita gente atropela o distanciamento e negligencia o uso de máscaras. Esse comportamento, se mantido, fatalmente vai inviabilizar as medidas de flexibilização e conduzir ao recuo.

“Temos de redobrar os esforços de comunicação. E lembrar, por todos os meios, que a pandemia não foi superada. Apenas está menos acelerada e que, descumpridos os protocolos e as recomendações, pode disparar a qualquer momento”, salienta Carlos Prado, CEO do Grupo Tour House, presidente do Conselho de Administração da Abracorp e cofundador do Movimento Supera Turismo.

O evento híbrido contou com a infraestrutura do Hilton Hotel, em São Paulo, e foi conduzido pelo presidente executivo da Abracorp, Gervasio Tanabe. Em formato dinâmico, participantes presenciais e virtuais se sucederam na manifestação de mensagens sucintas, com o posicionamento de cada uma das entidades signatárias. Em comum, o apoio irrestrito ao Movimento Supera Turismo, sustentado e gerido com a contribuição voluntária dos protagonistas.

Todos os elos da cadeia turística, ali representados, reiteraram que os fornecedores de serviços ao viajante se adequaram, com rigor, às novas exigências sanitárias. E que, agora, cabe ao turista alterar o comportamento em conformidade com as exigências do momento. Ou seja: a viagem segura depende de todos os envolvidos – da saída de casa ao destino. A adesão incondicional ao novo figurino é o elemento-chave para o viajante, a negócio ou a lazer, romper a barreira do medo.

O Guia do Viajante Responsável contou com a consultoria técnica do presidente da Associação Mundial de Turismo de Saúde e Bem-estar (AMTSBE), Marcelo Boeger.  Ao se manifestar, o executivo sugeriu síntese do discurso para o momento da retomada: “Em vez do fique em casa, adotemos o bordão pode vir que é seguro. Voltar de forma consciente”, acrescenta.

As entidades signatárias do Movimento Supera Turismo Brasil lançaram, na oportunidade, o selo Viajante Responsável. Em breve, o Guia do Viajante Responsável estará disponível por QRCode, em pontos estratégicos dos destinos turísticos. E, também, distribuídos pelo conjunto dos canais do turismo. Pode ser acessado pelo www.movimentosuperaturismo.com.br.