Para comemorar seus 25 anos de história, o #SPFW25ANOS ganha formato inédito e 100% digital. O evento, que acontece de 04 a 08 de novembro, realiza uma série de ações que reverenciam a pulsão criativa plural e diversa da cidade e celebra o espaço urbano como o seu maior canal de expressão, oferecendo conteúdos inéditos e um formato democrático que promove interação com o público.

Paulo Borges foto Tânia Müller


Para Paulo Borges o Midas da Moda, o momento exige criatividadeVer o mundo com outros olhos é essencial para enxergar outras realidades e desbravar novos territórios. Em um mundo cada vez mais acelerado e volátil, as escolhas que fazemos e as direções que seguimos terão enormes impactos em nossas vidas e no mundo.”, diz o diretor criativo do SPFW.

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O evento de moda mais importante da América Latina, atinge a fase adulta e celebra sua história de construção, transformação e conquistas, que só são possíveis através da ação, do fazer e no agir. “Para esta edição de 25 anos, de comemoração, criamos uma semana dedicada às diversas manifestações culturais e que sempre encontraram no evento um espaço receptivo de conexão e visibilidade. Em 2006, trouxemos  a questão da sustentabilidade, sabemos que este  processo  é de longo prazo, irreversível,” afirmou Paulo

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Serão mais de 500 conteúdos programados, durante 05 dias, em todos os canais do SPFW e com projeções mapeadas nas cinco regiões da cidade.

Trinta e seis marcas apresentarão seus trabalhos de maneira livre, em lançamentos e conteúdos digitais inéditos e seis delas fazem a sua estreia nesta edição. São elas: ALG, Freiheit, Irrita, Martins, Misci e Renata Buzzo.


No dia 04 de novembro, às 20h, será realizada uma ocupação audiovisual com luzes e projeções mapeadas em pontos do centro histórico da cidade, com direção do artista visual Alexis Anastasiou. “A moda faz parte da cultura e, cada vez mais, as duas se conversam”, afirma Anastasiou.


A partir do seu histórico acervo de imagens, fotografias e vídeos desses 25 anos, o SPFW preparou uma exposição digital, fazendo um recorte dos momentos mais marcantes do evento. A memória do SPFW passeará pela cidade, das 19h às 24h, com projeções mapeadas fixas e móveis atravessando as cinco regiões de São Paulo, convidando o público a interagir e viver uma experiência coletiva única.

“Fazer parte deste legado e ter o privilégio de resgatar momentos inesquecíveis através desta edição especial de clipes históricos, me deixa muito feliz e orgulhoso,” afirma o documentarista e diretor de audiovisual, Richard Luiz, curador das imagens registradas em vídeo nesses 25 anos de SPFW.



A curadoria de fotografia é assinada por Marcelo Soubhia, fotógrafo e criador da agência Fotosite. “Ao navegar pelas mais de 500 mil imagens de SPFW no arquivo da agência, fiquei muito orgulhoso em perceber a importância de – junto a tantos fotógrafos talentosos que passaram por nossa equipe – termos construído, organizado e armazenado esse acervo único e tão fundamental para contar a história da moda no Brasil”, diz ele. E complementa “Neste período de tantas transformações no planeta, a história pode nos ajudar a refletir e criar novos caminhos para o futuro”.

Ao longo da semana, o SPFW ocupará diversas áreas da cidade com uma instalação de arte urbana, criada pelo fotógrafo e artista plástico, Felipe Morozini, com imagens que destacam o caráter transversal da moda com as diversas áreas criativas. “Fazer parte desta edição é a confirmação de um caminho de ressignificação da moda e da minha própria pessoa”, afirma Morozini. As obras serão acompanhadas por QR Codes que darão acesso à transmissão digital do evento.



O evento é uma realização da IMM e do IN_MOD – Instituto Nacional de Moda e Design, apresentada pelo Banco Santander, com patrocínio do Grupo Iguatemí e apoio institucional da Prefeitura de São Paulo.