A   cidade de  Maceió recebeu a equipe de experts do São Paulo Fashion Week que, em parceria com o Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD), irão avaliar 20 empresas pré-selecionadas para terem produtos reconhecidos com o Selo ‘SPFW Ama’. O resultado será revelado durante o evento para empresários da moda, design e criatividade SPFW Day, que acontece em Maceió, em julho deste ano.

 

O selo ‘SPFW Ama’ reconhece criações de micro e pequenas marcas de moda e design brasileiras que se destaquem pela identidade, originalidade, design, qualidade e inovação na proposta criativa e desenvolvimento de materiais.  Em 2017, cerca de 20 produtos foram reconhecidos nos estados do Pará, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Em Alagoas, empresas atendidas pelo Projeto Moda em Alagoas, uma parceria do Sebrae com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e com o SINDIVEST, participam do processo de curadoria.

 

“O interessante é a troca de informações que este processo possibilita aproximando especialistas de mercado do empresário, gerando insights e recomendações que podem ser incorporados no processo criativo e de construção de marca”, diz Graça Cabral, uma das curadoras do selo.

 

O projeto ‘Moda em Alagoas’ vem viabilizando investimentos em capacitações técnicas direcionadas as empresas e núcleos de costureiras, como forma de qualificar a mão de obra local, um gargalo no segmento de confecções. Hoje, o estado vem se destacando no mercado de acessórios com a participação de empresas no Minas Trend e SPFW, o que é uma ótima oportunidade para os pequenos empresários conheceram os grandes eventos de moda e expor seus produtos. “As empresas locais estão se fortalecendo a cada dia, principalmente no que se refere a qualidade e design dos produtos. O segmento de joias e acessórios já é destaque no Brasil e no mundo (Europa e Estados Unidos). Temos empresas como Endy Mesquita, Alana Tenório, Lúcia Bastos e Caleidoscópio que já exportam seus produtos para outros estados e também para fora do Brasil”, comenta Ana Paula Peixoto, gestora do Projeto Moda em Alagoas pelo SEBRAE/AL.

 

As empresas alagoanas pré-selecionadas, entre marcas de acessórios e confecção, irão apresentar suas ideias aos curadores, oferecendo uma ampla gama de propostas em diversos segmentos. São elas: Alana Tenório, Ateliê Escola Criar, Caleidoscópio, Carol Paz Acessórios, Ateliê Endy Mesquita, La Gaveta, Leila Monteiro Brand, Loja Lúcia Bastos, Mariah Dória, Nina K – Conceitos e Estilos, Noeme e Sandra Cavalcante na área de acessórios. Já as marcas de confecção são: Bless Brasil, DaRosa Rouparia, Dita, Maneka, Manu Mortari, Nathalia Amaral, Reinação e Maritme Club.

 

Os curadores devem escolher, no mínimo, cinco produtos para receber o selo, podendo extrapolar a quantidade de acordo com a avaliação da equipe.As peças que recebem a tag ‘SPFW Ama’, ampliam a visão do consumidor para a marca, reforçando sua escolha. Além das etiquetas nos produtos escolhidos, o selo poderá ser aplicado nas vitrines das lojas físicas e virtuais das marcas, bem como em suas redes sociais.