A SAA complementará sua frota de longo alcance existente com as modernas aeronaves wide-body Airbus A350-900 A aeronave chega no segundo semestre de 2019, e entrará em operação assim que a SAA atender aos requisitos da autoridade reguladora. De nova geração proporcionam eficiência de combustível e outros benefícios e vantagens. A aeronave operará em uma das rotas de transporte ultralongas da SAA entre Johannesburg e o Aeroporto Internacional John F Kennedy (JFK), em Nova York, em substituição ao A340-600 desta rota, mantendo uma operação sem escalas.

Segundo Zukisa Ramasia, CEO da SAA .“A introdução dessas aeronaves de última geração em nossa frota é uma mudança importante, à medida que continuamos progredindo para transformar nossos negócios e retornar a companhia aérea à sustentabilidade financeira no menor tempo possível. Estamos orgulhosos de oferecer aos nossos clientes uma aeronave de última geração com um produto moderno, incluindo uma cabine mais silenciosa, um ambiente mais relaxante durante o voo e o mais recente entretenimento a bordo” diz

O Airbus A350-900 é uma aeronave de primeira linha e oferece os mais altos níveis de conforto para seus passageiros e tripulação, combinados com excelente economia para voos de longa distância. A aeronave também oferece um moderno sistema de entretenimento a bordo (IFE) em toda a cabine. Possui 246 assentos na Classe Econômica, com as primeiras seis filas oferecendo espaço extra para as pernas, proporcionando uma experiência mais confortável, especialmente em voos mais longos. A Classe Executiva oferece poltronas que reclinam até virarem camas.

O avião possui a mais moderna oferta em segurança, manutenção e eficiência (tecnologia). Estas aeronaves representam uma oportunidade para a SAA reduzir a queima de combustível em aproximadamente 20% em comparação à aeronave atualmente operando nessa rota. Isso se traduzirá em economias de custo significativas que contribuirão para melhorar os custos operacionais e o desempenho financeiro da companhia. Além disso, a importância desta introdução é que ela contribuirá para um impacto ambiental positivo, já que a empresa também reduzirá suas emissões de carbono.

A SAA arrendará a aeronave por até três anos.