Reunindo opiniões de 2.139 pessoas, entre 27 e 31 de março, pesquisa realizada pela Opinion Box a pedido da rede de academias Smart Fit mostra que seis em cada dez brasileiros (64,80%) estão se sentindo mais ansiosos desde que foi decretado o isolamento social como forma de conter a disseminação da Covid19. Um dos maiores aliados no controle da ansiedade tem sido a atividade física: 83,20% disseram que os exercícios ajudam a manter a calma e a mesma porcentagem afirmou ser importante ou muito importante fazer um exercício nesse período de crise que todos estamos vivendo.

A percepção dos entrevistados tem amparo na ciência. Estudos demonstram que as atividades físicas aumentam a liberação dos neurotransmissores ligados ao humor – serotonina e endorfina – contribuindo tanto com a saúde física quanto mental.

Entre os que começaram uma rotina fitness agora, 37% praticam exercício para diminuir a ansiedade, 35,20 % para aumentar a imunidade, 33,30% para preencher o tempo livre, 33,30% para se manter em movimento e 18,50% para melhorar o humor.  Desse grupo, 54,40% seguem as aulas via internet (site, aplicativos ou Youtube). O site Treine em Casa, da Smart Fit, por exemplo, já teve 3,5 milhões de acessos, desde que entrou no ar, no dia 17 de março. “Os treinos remotos são muito importantes para que as pessoas mantenham sua saúde em dia. A atividade física fortalece o sistema imunológico e isso ajuda a combater diversas patologias”, explica Luiz Carnevali, diretor técnico da rede Smart Fit.

Um expressivo percentual dos entrevistados pretende adotar hábitos mais saudáveis como emagrecer (40,70%), dormir bem (42,60%), consumir uma alimentação mais saudável (48,10%) e beber mais água (51,90%). Porém, 61,20% desse total sentem dificuldade em seguir esses hábitos, com ênfase no fato de estarem comendo mais nesse período.

Já aqueles que pararam de se exercitar na quarentena (33,70% do total), 28,90% justificam dizendo que não têm espaço em casa e 22% não se sentem motivados.