O Simpósio Demência em Foco, apoiado pela Nestlé Health Science, divisão de Nutrição Clínica da Nestlé, e promovido pela Sociedade Beneficente Alemã (SBA), acontece  no próximo dia 8 de novembro (quinta-feira), das 8h30 às 12h30, no hotel Tivoli Mofarrej , em Sâo Paulo. A ideia é  reforçar a importância de se investir em estratégias que visem um melhor atendimento aos idosos com demência, tanto na esfera privada como na pública. Desta maneira, os pacientes podem ter uma progressão mais lenta da doença e conseguem se manter independentes nas atividades da vida diária por mais tempo, com mais qualidade de vida.

 

O simpósio está dividido em painéis sobre temas que refletem as demandas dos pacientes com Alzheimer, seja na assistência ao paciente na saúde suplementar, bem como quanto à importância das políticas públicas específicas para essas pessoas. Também serão realizados debates sobre os desafios da longevidade, o que inclui como as cidades estão se preparando para atender os pacientes, inclusive sob o aspecto de direitos, respeito, dignidade e cidadania do idoso com demência, bem como discutir a necessidade de mudança de estigma associado ao paciente com a doença.

 

O simpósio reunirá profissionais de grande destaque na área e contará com a participação de autoridades do Brasil, da Alemanha e da Rainha Silvia da Suécia. Ela tem envolvimento pessoal com o tema, uma vez que sua mãe sofreu de demência, há mais de vinte anos. Em razão disso, ela fundou a organização sem fins lucrativos Stiftelsen Silviahemmet, um centro de excelência no campo de cuidados e educação sobre a demência em 1995. A fundação administra um hospital-dia para pacientes com demência, ao lado do palácio real sueco, próximo a Estocolmo, capital da Suécia e conta, ainda, com um programa de educação de enfermagem, um Mestrado em Cuidados de Demência, para médicos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas e um selo próprio de certificação em cuidados de saúde e cuidados sociais.

 

Entre os profissionais presentes: o médico epidemiologista Alexandre Kalache, especializado em envelhecimento, fundador e atual presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC) e membro do Conselho Consultivo das Cidades e Comunidades Amigas do Idoso da Organização Mundial da Saúde (OMS); e Rodrigo Risek Schultz, médico neurologista, presidente da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), professor titular da Universidade de Santo Amaro (Unisa) e coordenador do Ambulatório de Demência Grave do Setor de Neurologia do Comportamento da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

 

Após o evento, a Rainha Silvia da Suécia  participará da inauguração da casa de memória Rehabitar, que contará com embalagens históricas de produtos doados pela Nestlé.