Unindo modernidade e aconchego, a  nova forneria Silo, mix de bar e forneria,  da mesma proprietária que o vizinho Figo, da empresária paulistana Maria Fernanda La Regina, na Vila Nova Conceição,em São Paulo, traz menu assinado pelo premiado chef Marc Le Dantec . São receitas preparadas no forno a lenha e servidas, em sua maioria, em charmosas e fumegantes panelinhas de ferro sobre tábuas de madeira .  “A proposta do Silo é ser um restaurante despretensioso, com comida simples, fresca, pura, preparada no forno a lenha, em sua maioria, e que vai direto à mesa em panelinhas de ferro”, explicou Maria Fernanda.

O menu dividido nas seções “Da Cozinha e Grill” e “Do Forno a Lenha”. Da cozinha, saem opções de saladas, massas, carnes braseadas e camarões. Do forno a lenha, entre as pedidas para petiscar estão o Queijo Camembert com Compota de Maçã e Uvas-Passas, Linguiça de Cordeiro Grelhada com Tomate Cereja, acompanhada de molho de mel e mostarda e a Bruschetta de Queijo Azul, que vem guarnecida com mel e castanhas com minirrúculas. Ou as Pizzetes (pizzas individuais), como a de espinafre, cogumelos, queijo brie e presunto cru, que também podem ser compartilhadas como entrada. O peixe do dia – pargo, carapau, trilha ou cavalinha – também é feito no forno e acompanhado de arroz espanhol (que reúne alho, tomate, pimentão e tempero spigol).

Para os vegetarianos, as opções são as Raízes Assadas (cará, mandioquinha, gobô – raiz de bardana – ou batata doce) e os Grãos do Dia, fazendo jus ao nome do restaurante (“silo” significa “armazém de grãos”). Sessão de grãos em trio. Os grãos mudam diariamente, mas podem ser grão de bico, trigo, arroz vermelho e arroz jasmim. Marinada por 24 horas, a Costela Bovina Premium Braseada e acompanhada de batatinhas, salteado de cebola, tomate, cenoura e shoyu, também é um dos pratos de destaque. Para finalizar com doçura, há torta de manga e abacaxi com calda de laranja e especiarias e a rabanada com crème pâtissière e frutas da estação.