O Sesc Pinheiros recebe ,  de 21 de setembro a 21 de outubro, a temporada de Os Deuses Estão Marretando a Minha Cabeça, nova montagem da Companhia Nova de Teatro. As apresentações ocorrem no Auditório da unidade, localizado no 3º andar, e têm ingressos entre R$ 7,50 (credencial plena do Sesc) e R$ 25 (inteira).

O texto de Richard Foreman, dramaturgo norte-americano pioneiro no teatro de vanguarda e performático, traz dois lenhadores rivais, que esmagam tudo o que veem pela frente, esperando que a verdade cósmica venha substituir a banalidade de suas vidas cotidianas. Uma bela mulher inicia-os nos mistérios do sexo, da morte e da ressurreição. A peça apresenta uma série de exercícios espirituais que contestam o fascínio do erótico e as falsas promessas de sabedoria e poder.

Nessa versão, com contornos de brasilidade, os machados dos lenhadores ganham auxilio de motosserras: uma alusão ao contexto atual de desmatamento da Amazônia, ampliando a dimensão da obra para uma abordagem de problemas político-sociais do país. O cenário virtual inclui fragmentos de uma Amazônia devastada pela ganância da motosserra e suas consequências para o planeta.

A direção do espetáculo é de Lenerson Polonini, que se dedica a investigar e encenar obras fundamentais do teatro contemporâneo, com forte apelo visual, performativo e em constante diálogo com outras artes. O elenco é composto por Fransérgio Araújo, Rosa Freitas e Afonso Henrique Soares. Os figurinos são de Carina Casuscelli, a música de Wilson Sukorski e os vídeos de Alexandre Ferraz. A tradução da peça é de Fábio Fonseca, responsável por traduções importantes como a versão brasileira de A Dama do Mar, com direção de Robert Wilson.

Este é o terceiro texto de Foreman que Polonini encena, de forma inédita, no Brasil: em 2015, o diretor montou Badboy Nietzsche e Prostitutas Fora de Moda. Agora, com Os Deuses Estão Marretando a Minha Cabeça, a companhia celebra o ciclo Trilogia Foreman – 80 Anos. O trabalho é resultado do acompanhamento do processo criativo de Richard Foreman que Polonini e a figurinista Carina Casuscelli realizaram em 2014, durante dois meses, em Nova York (EUA) e a subsequente parceria do dramaturgo com a Companhia Nova de Teatro.

Rua Paes Leme, 195.

Bilheteria: terça a sábado, das 10h às 21h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Tel.: 11 3095-9400.