O Consulado Geral do Uruguai em São Paulo , com o apoio cultural do Memorial da América Latina, apresenta, entre os dias 10 e 19 de setembro, a Semana da Cultura Uruguaia 2021. A programação inclui diversas expressões artísticas e culturais do país e convida a uma integração entre brasileiros e uruguaios que aqui residem.

Entre os dias 13 e 17 de setembro, o público poderá acompanhar lives pelo Youtube relacionadas à gastronomia, música, teatro e literatura uruguaias. Um dos destaques da mostra é a exibição da peça La Bailarina de Maguncia, exibida em 2019 no Teatro Solís, marco histórico e turístico de Montevideo. A programação também inclui um bate-papo com a escritora Gabriela Aguerre, que contará com a participação do Cônsul do Uruguai em São Paulo, Facundo Fernandez, e uma palestra ao vivo com a prestigiada universidade Centro Latinoamericano de Economia Humana (CLAEH) do Uruguai, sobre intercâmbio cultural, entre outras atrações.

Já entre os dias 10 e 19 de setembro, das 9h às 17h, os visitantes do Espaço Gabo, na Praça das Sombras do Memorial da América Latina, poderão conferir a exposição Orientais: expressões artísticas uruguaias, com obras de cinco artistas uruguaios: Soledad Da Rosa, Juan Muzzi, Angela Arregui e Sebastián Laguarda e Roberto Giannecchini Suárez.

“O Memorial da América Latina é um polo de integração latino-americano e também tem a missão de divulgar o potencial cultural e artístico das nações do bloco. Por isso, é com grande prazer que anunciamos a Semana da Cultura Uruguaia 2021 como uma forma de estreitar laços com o país e ajudar a promover a tradição uruguaia no Brasil”, afirma Jorge Damião, presidente do Memorial da América Latina.