Atenta às oportunidades do maior mercado
mundial de consumo de vinho tinto do mundo, a Salton pretende exportar para
China, em 2014, cerca de 40% a mais do que no ano passado. O volume anual de 60
mil garrafas é composto por produtos de maior valor agregado como a linha
Volpi, Talento e Desejo. Presente no mercado asiático há três anos, a
vinícola produz o único rótulo de vinho tinto
nacional a receber uma medalha no Hong Kong International Wine Challenge, que
elege os melhores vinhos de acordo com mercado Asiático. O Salton Talento
conquistou a medalha de bronze ao concorrer com 750 expositores.

Para o coordenador de exportações da
Salton, Vagner Montemaggiore, além dos volumes exportados crescerem a cada ano,
o que mais chama atenção é o preço médio por garrafa vendida. “De todos os
países, certamente a China representa o preço médio mais alto das exportações
da empresa”, comenta. “Estávamos vislumbrando este cenário e fizemos a abertura
deste mercado no momento certo”.

Segundo pesquisa divulgada esta semana
pela Vinexpo, em parceria com o instituto britânico de pesquisas em vinho e
destilados IWSR (International Wine and Spirits Research, em inglês), a China
é, atualmente, o maior mercado consumidor de vinho tinto no mundo, desbancando
a França, que consumiu em 2013 150 milhões de caixas. Com crescimento de 136%
em relação a 2008, os chineses degustaram 1,865 bilhão de garrafas ou 155
milhões de caixas de nove litros de vinho tinto no ano passado. 

De acordo com
Montemaggiore, a receptividade da população a rótulos estrangeiros de
qualidade, somada a um mercado de luxo que se fortalece a cada dia, é o que
possibilitou esta liderança.