Você  sabia que pode  substituir o vinho por sake  para preparar risoto,e dar um toque oriental para este prato que é um clássico da culinária italiana?


Eiji Tomimatsu, chef consultor da Azuma foto divulgação 

Segundo Eiji Tomimatsu, chef consultor da Azuma,  pertencente  a Kikkoman do Brasil – referência em alimentos japoneses no Brasil.   “Em recomendação simples, sugere-se o uso do sake mirin em substituição aos vinhos tintos e o sake seco para substituir vinho branco”, conta .

 Para quem vai preparar o risoto com sakes a sugestão do chef é usar os sakes culinários, o seco ou mirin, dependendo da receita. “A regra para saber qual tipo usar é pensar no prato como um todo, não apenas no contraste entre doce e acidez”, explica o chef Tomimatsu. A principal diferença entre eles é a presença do sabor adocicado na sake mirin.

No preparo de um risoto de carne por exemplo,  pode usar o sake seco, no lugar do vinho tinto, já na hora de fazer um risoto de camarão ou vegetais, o vinho branco pode ser substituído pelo sake mirin.    Além disso, o sake comum, utilizado em drinks também é um opção, mas segundo o chef Tomimatsu, o sabor no prato pode ser muito forte, caso a pessoa não esteja acostumada com a bebida.

Para o chef, as bebidas alcoólicas têm três funções dentro da cozinha. A primeira é ajudar os grãos a liberarem amido mais rápido, já que o álcool fornece acidez, o que facilita esse processo durante o cozimento, reduzindo o tempo de cocção. Além disso, o álcool permite que os sabores presentes nos ingredientes usados no risoto se concentrem mais e ganhem evidência, além de atribuir acidez ao prato.