O professor e embaixador Rubens Ricupero recebe amanhã dia 14, o Prê­mio Professor Emérito 2016 – Troféu Guerreiro da Educação – Ruy Mesquita, às 10h, no Teatro CIEE (Rua Tabapuã, 445, Itaim Bibi – São Paulo/SP),

 

Criada para marcar o Dia do Pro­fessor, a homenagem é concedida aos destacados educadores com relevante contribuição à construção de um país melhor, através da criação e compartilha­mento do conhecimento.

Luiz Gonzaga Bertelli, presidente do Conselho de Administração do CIEE e da comissão julgadora do prêmio.

Luiz Gonzaga Bertelli, presidente do Conselho de Administração do CIEE e da comissão julgadora do prêmio.

“Trata-se de uma justa homenagem à figura hoje insuficientemente lembrada do educador”, afirma Luiz Gonzaga Bertelli, presidente do Conselho de Administração do CIEE e da comissão julgadora do prêmio. “Para reforçar o reconhecimento, a entrega da láurea e do troféu ocorre sempre no Dia do Professor (ou dia mais próximo), uma data quase esquecida no calendário das comemorações nacionais”, conclui.

 

“Transmitir conhecimento com clareza sempre foi um lado permanente da minha personalidade”, afirma o homenageado da 20ª edição do prêmio. “No entanto, acho que os grandes heróis são os professores desconhecidos da rede pública de periferia, que atuam com poucos recursos.”

 

Ricupero é formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, historiador e diplomata. Como ministro da Fazenda, desempenhou papel desta­cado na implementação do Plano Real, que controlou a inflação desenfreada dos anos 1980-1994, garantin­do a estabilidade da moeda. Atualmente é diretor da Faculdade de Economia da Fundação Armando Ál­vares Penteado (FAAP) e presidente do Instituto Fer­nand Braudel, que promove pesquisas, debates e pu­blicações sobre problemas institucionais, como edu­cação e segurança, políticas econômica e energética, de­senvolvimento econômico e relações internacionais.

 

Com a escolha de Rubens Ricupero, o Prêmio Professor Emérito chega à sua 20.ª edição, já tendo sido outorgado a Celso Lafer, José Goldemberg, Willian Saad Hossne, Delfim Netto, Angelita Gama, José Cretella Junior, Adib Jatene, Ruth Cardoso, Miguel Reale, Esther de Figueiredo Ferraz, Paulo Vanzolini, Ives Gandra Martins, entre outros.