A Região dos Vinhos Verdes, a noroeste de Portugal, é privilegiada por ser cercada de montanhas e vales, de onde se pode ter uma belíssima visão das vinhas e das cidades com um rico patrimônio histórico, além de seu enoturismo e gastronomia local.

A cultura do Vinho Verde na região floresceu a partir do século XII, e a viticultura hoje é considerada o maior orgulho do país.  Em 1908, esta região foi demarcada e em 1949 o Vinho Verde foi reconhecido internacionalmente como produto com denominação de origem controlada.

Com 9 sub-regiões, são 93 milhões de litros produzidos por ano, e mais de 100 mercados de exportação. Um universo de aromas e sabores a serem descobertos, onde o visitante pode encontrar 47 castas de Denominação de Origem Vinho Verde (DO) e 68 castas de (IG MINHO).

A melhor maneira de conhecer a Rota dos Vinhos Verdes, é desfrutar essa rica movimentação histórica portuguesa.  Um dos bons passeios turísticos são as visitas as vinícolas e centro histórico. As visitas trazem, através das provas dos vinhos e presença dos produtores, bem como da sua hospitalidade, boa parte da experiência emenocultura local.

É também obrigatório se hospedar e passear nos arredores das Quintas, para ter uma vivência completa sobre a viticultura. Com opções de acomodações próprias, algumas delas apresentam aos visitantes alojamentos com todo conforto, como: Monverde Wine Experience Hotel, Solar da Serra, e Quinta de Santa Cristina, que oferecem visita às vinhas, prova de vinhos em locais naturais e serviços de hospedagem e alimentação, por agendamento.

A Quinta de Santa Cristina oferece ainda degustação de produtos regionais com piqueniques nas vinhas, percursos de bicicleta, segway wine tours, 4×4 wine tours e experiências de vindima. O Monverde Wine Experience Hotel é um moderno wine hotel com SPA e múltiplos serviços complementares, enquanto o Solar de Serra é um alojamento turístico num palacete do séc. XVII cuidadosamente recuperado – duas experiências opostas, mas complementares.

Por fim, também há boas indicações de visitas sem alojamento. Vale ir até a Quinta das Arcas, que oferece um percurso pedestre com aproximadamente 10 Km e leva a descobrir o núcleo agrícola de Ferreira, o rio, e as vinhas, e a visita até a Quinta da Aveleda, que é como viajar através da história de uma família visionária e contemplar a natureza através de um passeio aos jardins – a visita deve ser marcada em ambas.

Para gastronomia, um bom exemplo de restaurante é o Largo do Paço que possui uma estrela Michelin. Por lá, há inúmeras opções de rótulos de Vinho Verde na carta para serem harmonizados com a sua excelente gastronomia.

São muitas opções, e o turista deve reservar alguns dias para aproveitar bem o que a região de Vinhos Verdes tem para oferecer.