Richard Christian Schwarzwald, diretor de Qualidade da FCA Fiat Chrysler Automobile para a América Latina, será o próximo presidente do Congresso e Mostra Internacionais SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade em 2018.

 João Carlos Pimentel, presidente do Congresso 2017 e diretor de Operações de Caminhões da Ford,  anunciou durante a cerimônia de encerramento do evento, na qual estiveram os presidentes Mauro Correia, da SAE BRASIL e do Grupo CAOA, Doug Patton, da SAE International, Marcos Silva, da Nissan, Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford, e David Schutt, CEO da SAE International, que participaram do Painel dos Presidentes, o último a ser apresentado no Congresso.

No Painel dos Presidentes os executivos apesentaram a visão de futuro para a mobilidade, em que as palavras conectividade, automação, compartilhamento e eletrificação foram as mais citadas. A certeza de grandes e mudanças em produtos e negócios foi unanimidade.

Doug Patton, presidente da SAE International e Chief Technology Officer da Denso International America, destacou como principais tendências da mobilidade a conectividade, a automação, o compartilhamento e a eletrificação, e disse que há desafios a serem vencidos, entre eles a definição sobre quais seriam os melhores modelos para cada mercado. Entre os desafios Patton ressaltou ainda a segurança em todos os seus aspectos, que, ele defendeu, deve ser priorizada 

Rogélio Golfarb  foto Tânia Müller

 

 

Rogélio Golfarb, vice-presidente de Relações Governamentais e Estratégias de Negócios da Ford América do Sul, disse que o maior desafio da indústria é criar modelos de negócio que atendam às novas demandas dos consumidores e garantam retorno aos investimentos. “Vamos continuar a produzir veículos, mas eles serão diferentes daqueles que conhecemos hoje, bem mais conectados e ligados a um sistema operacional de transporte que inclui serviços para que as cidades tenham mais espaços para lazer e todos os tipos de transporte”, afirmou. Golfarb apontou inteligência artificial aplicada aos negócios, “bike sharing”, “smart shuttles” para otimização dos deslocamentos e “digital services” como foco de investimentos da Ford para novos negócios.

Marcos Silva, presidente da Nissan, disse que a visão de futuro da empresa para a mobilidade é um mundo conectado, sem congestionamentos, em que o cidadão pode ir a qualquer parte em qualquer momento, veículos adaptados às necessidades do usuário, além de acidentes e emissões zero. Com esse objetivo a empresa lançou no Japão veículos semiautônomos de propulsão inteligente, tecnologias que a Nissan pretende trazer para o Brasil.

 

Mauro Correia, presidente do Grupo Caoa, elencou entre as novas tendências globais as fontes renováveis de energia, a Internet como principal acelerador da produtividade e do crescimento das economias, a robótica substituindo a mão de obra humana e a IoT. “O deslocamento do futuro será totalmente diferente do de hoje; o carro será o terceiro espaço de convivência das pessoas, depois da casa e do trabalho”, sentenciou. Na visão da Caoa, no futuro o processo de comercialização será mais virtual e menos presencial, os serviços serão fator de competitividade e de retenção do consumidor. 

Mauro Correia, presidente do Grupo Caoa, foto divulgação