As curadoras da Ecomaterioteca, Denise Frade e Gabriela Marcondes, em parceria  com a Rhodia Fibras,  levou a  marca Amni para esta última  edição do Minas Trend Inverno 2019, com a oficina ECO+LAB., projetado pela Verdi Arquitetura e Sustentabilidade com os produtos responsáveis do Programa Construir e Sustentar da Leroy Merlin,  que promoveu, durante os 4 dias do evento, oficinas com o objetivo de estimular o conhecimento, a experimentação e a customização dos tecidos e malhas biodegradáveis.

A Rhodia disponibilizou camisetas, bolsas lenços, tecidos e malhas feitas com o primeiro fio de poliamida biodegradável do mundo, por indústrias têxteis nacionais como Berlan, Coltex, Dalutex, Doutex, Fimatec, G.Vallone, Innovativ, Kachani, Princesa, Rosset, RVB Malhas, Têxtil WM e Santa Constância. Com o objetivo de socializar e democratizar o conhecimento sobre matérias-primas responsáveis, e fomentar práticas sistêmicas de produção de vestuário e acessórios de moda, os participantes das oficinas puderam tocar, conhecer, experimentar e testar os tecidos biodegradáveis.

A missão da Ecomaterioteca é levar ao conhecimento da cadeia da moda, como também ao público consumidor, os ECO materiais da indústria têxtil nacional, catalogados e classificados no acervo em biodegradáveis, ecológicos, orgânicos e sustentáveis, objetivando a união dos fabricantes de matérias-primas aos de produtos acabados. Na ocasião, a  estilista Brunna Caires ensinou os inscritos a personalizar peças de roupas desenvolvidas com o fio de Amni Soul Eco®  – o primeiro fio de poliamida 6.6 biodegradável do mundo.