Que tal comemorar a chegada de 2019 de uma maneira realmente diferente, a bordo de um trem russo que vai até o Círculo Polar Ártico e com chance de ver a Aurora Boreal? Pois essa é a proposta da agência brasileira Trains & Tours, que será realizada de 26 de dezembro a 4 de janeiro em parceria com a companhia ferroviária Imperial Russia Train (IRT).

 

O roteiro, com duração de 10 dias, começa e termina em Moscou, que nessa época do ano fica toda decorada. As duas primeiras noites são na cidade, onde é possível conhecer grandes atrações como a antiga residência dos czares, a Praça das Catedrais, onde ficam três das mais imponentes da cidade, e, claro, a Praça Vermelha, onde está o Kremlin. Também vale visitar o palácio Kolomenskoe, de madeira, um verdadeiro patrimônio arquitetônico, e participar de uma típica cerimônia do chá, que acompanha as famosas panquecas russas.

 

O embarque no Imperial Russia Train acontece no terceiro dia, com destino a São Petersburgo, famosa por seus inúmeros monumentos históricos, palácios maravilhosos e lindas pontes. A parada dá direito a uma visita ao Mercado de Natal, entre outras atrações, e também a um jantar com músicas ciganas. Em seguida, os passageiros seguem para Petrozavodsk, cuja população ainda preserva sua cultura e tradições, e depois para Murmansk, o ponto mais ao norte da jornada, já no Círculo Polar Ártico. Lá dá para conhecer memoriais da Segunda Guerra Mundial e, à noite, celebrar o Réveillon com um animado jantar.

 

Já no primeiro dia do novo ano chega a hora de encontrar com o Papai Noel típico da etnia Saami, nativa da Península Kola, que usa trajes azuis. Ele convidará os visitantes para um almoço e depois explicará tudo sobre a cultura de seu povo e sobre a vida na tundra. O dia termina com um passeio de trenó puxado por renas.

 

A viagem de volta a Moscou, no oitavo dia, faz uma parada na cidade de Vologda, de significativa herança histórica e cultural, que tem a mesma idade da capital russa e que costumava ser visitada por Pedro, o Grande, e por Ivan, o Terrível. Lá, as crianças poderão se divertir em um workshop de pintura de gingerbreads, doces típicos natalinos. Um roteiro verdadeiramente inesquecível!

 

Mais informações podem ser obtidas no telefone (11) 4878.1085