Montblanc 1858 Chronograph Tachymeter Unique Piece, peça única de bronze e estética vintage com mostrador verde doada  pela grife de luxo Montblanc, para a 7ª edição do  Only Watch 2017, alcançou 60 mil francos suícos –  mais de 50 mil euros – duas vezes o valor esperado.  Os  Fundos irão financiar pesquisas sobre a distrofia muscular Duchenne. Para Nicolas Baretzki, CEO da Montblanc “Montblanc sente-se satisfeita em contribuir com Only Watch para ajudar a ampliar as pesquisas sobre a distrofia muscular de Duchenne e todos os que sofrem desta doença no mundo”,  disse 

 

A expertise relojoeira de Montblanc tem início em 1858, ano da fundação da oficina Minerva em  Villeret, Suíça. Desde então, a Manufatura tornou-se reconhecida como uma das mais renomadas especialistas em relógios de precisão com funções cronométricas. Há mais de uma década, Montblanc vem explorando esta incrível herança, encontrando inspiração nas funções históricas, engenhosidade mecânica e códigos de design.

 

Inspirado nos célebres cronógrafos Minerva de 1930, o Montblanc 1858 Chronograph Tachymeter Unique Piece Only Watch’17 presta homenagem ao Montblanc 1858 Chronograph Tachymeter Blue Limited Edition 100, que ganhou o prestigiado Grand Prix d’horlogerie de Genebra 2016 como o melhor cronógrafo. O relógio apresenta o tradicional movimento cronógrafo manual monopusher, o calibre MB M16.29; a distintiva caixa de bronze da Coleção Montblanc com um mostrador vintage verde, combinando com a pulseira verde de couro de crocodilo, tornando-o verdadeiramente especial.

.

A escolha de uma caixa de bronze de 44 mm valoriza o design vintage do relógio. Através deste metal, Montblanc combina a tradicional relojoaria artesanal suíça com um material genuíno da história relojoeira. Foi dada atenção especial à pesquisa da liga de bronze, que evoluirá com o seu proprietário ao desenvolver sua própria pátina, única, uniforme e atraente ao longo dos anos. A sutil mudança de cor da caixa enriquece ainda mais o apelo desta peça única.

Os códigos de design são inspirados no histórico cronógrafo Minerva de 1930: grandes ponteiros no formato catedral com design cloisonné revestido de Super-LumiNova® bege, números arábicos luminescentes destacados pela gradação do mostrador verde, coroa vintage e minuteria via férrea clássica. Outros detalhes incluem a logomarca original Montblanc de 1930 com a fonte histórica e o emblema da montanha Mont Blanc no centro, juntamente com uma pulseira de couro de crocodilo feita pelos artesãos da Pelleteria Montblanc em Florença. A pulseira está equipada com uma fivela de pino revestida de bronze satinado, que também complementa o design geral.

 

No coração do relógio, encontra-se o cronógrafo manual monopusher manual MB M16.29, com um mecanismo de roda de coluna, acoplamento horizontal, ponte cronógrafo em forma de “V”, uma grande roda de balanço com frequência de 18.000 semi-oscilações por hora e reserva de energia de 50 horas. Este cronógrafo inteiramente artesanal feito in house na Manufatura Montblanc em Villeret é de uma beleza incomparável graças ao seu acabamento. O calibre MB M16.29 foi inspirado no calibre original 17.29 projetado para relógios de bolso e de pulso na década de 1930. Esta nova versão usa quase a mesma quantidade de componentes que o calibre 17.29, mas apresenta acabamentos diferentes, como ângulos internos, listras de Côtes de Genève e granulação circular. O Calibre MB M16.29 possui componentes vermelhos de cor dourada, oferecendo um visual que combina perfeitamente com o bronze e o apelo vintage do relógio. Tal como acontece com todos os calibres históricos, um dos componentes do movimento é moldado na forma da flecha Minerva para homenagear a herança da Manufatura. As indicações do cronógrafo são exibidas através do ponteiro de segundos de cronômetro central e um contador de minutos de cronógrafo às três horas. Outras indicações no mostrador incluem uma escala de taquímetro que corre ao redor do mostrador e um contador de segundos pequenos às nove horas. Esta peça única é completada com uma caixa de bronze bronzeada não alergênica que foi especialmente gravada com a inscrição Unique Piece – Only Watch’17, tornando-se uma verdadeira peça de colecionador.