Uma das mais tradicionais e importantes vinícolas de Portugal, fundada ha 262 anos, a Real Companhia Velha, com vinhos no Brasil importados pela Barrinhas, acaba de inaugurar um importantíssimo centro turístico, o 17•56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha, localizado à beira do rio Douro, no belíssimo Cais de Gaia.

 

 É um espaço com 3.000 m2, divididos em dois pisos, onde vinho, gastronomia e história se complementam. O nome faz referência ao ano da instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro (também denominada por Real Companhia Velha), o mesmo da Demarcação do Alto Douro: no dia 10 de setembro de 1756.

 

Pedro Silva Reis, Presidente da Real Companhia Velha. foto divulgação

 “Este é um projeto com o qual sonhávamos há anos, senão décadas. Naturalmente, vamos manter as nossas instalações e Caves de Vinho do Porto na Rua Azevedo de Magalhães, também em Vila Nova de Gaia, com um circuito de visitas e provas cada vez mais dinâmico, mas ter um centro de visitas à beira rio vai levar-nos para outro patamar de (re)conhecimento, nomeadamente junto dos visitantes estrangeiros, que são cada vez mais numerosos.”, diz Pedro Silva Reis, Presidente da Real Companhia Velha. “Com este espaço, temos a ambição de ser uma referência no circuito internacional dos apreciadores de vinho.”, acrescenta.

 

 

 

O Museu da 1ª Demarcação  fica térreo  ligado  a uma sala de provas e loja de vinhos. Dividido em seis capítulos, no núcleo museológico conta a história do Douro, a mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo, indissociável da própria história da Real Companhia Velha.  Foi feito, graças a inúmeros objetos e documentos pertencentes do espólio da empresa, onde se destaca o Alvará Régio assinado por D. José I a 10 de Setembro de 1756, sob os auspício do Marquês de Pombal – disponível na versão original, intocável, e em duas versões digitais, passíveis de serem folheadas – e garrafas históricas. 

 

No primeiro piso está Enoteca 17.56,   um espaço que pretende contribuir para a afirmação do Porto como uma das capitais mundiais do vinho e onde a oferta gastronómica é bastante variada, mas o vinho é rei. De notar que, para além do amplo portfólio da Real Companhia Velha (aqui listado com 300 referências, por ter mais do que uma colheita por vinho), vão estar ao dispor alguns dos melhores vinhos de Portugal, na seção ‘Carta dos Amigos’, e também vinhos das imponentes regiões do Velho Mundo. No total, a carta de vinhos ultrapassa as 500 referências.

O vinho é o foco de todo o projeto, sendo complementado com uma variada oferta gastronómica . Na  entrada, a Fromagerie Portuguesa apresenta uma seleção de cinquenta queijos nacionais e internacionais, que podem ser consumidos no local ou comprados para levar para casa. A oferta de cozinha tradicional, peixes e mariscos é assegurada por um chef e equipe da Real Companhia Velha. O Reitoria assegura as sandes gourmet e a steakhouse, com carnes maturadas diversas; e o Shiko um raw bar, de inspiração japonesa.

 

Este sofisticado espaço contempla ainda uma zona de lounge, um cigar club (para apreciadores de charutos, em harmonia com bons Vinhos do Porto), duas salas privadas e um terraço panorâmico.  

Vale a pena conferir!