A Fimec 2016, feira realizada entre os dias 15 e 17 de março, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS, trouxe muito mais do que bons negócios para o setor. A feira da indústria de base da cadeia coureiro-calçadista apresentou processos inovadores com vista ao aumento da competitividade do segmento em tempos de recessão. Produtividade, sustentabilidade e controle de estoque foram destaques nos equipamentos e produtos apresentados pelos 575 expositores do evento

Um dos projetos inovadores presentes demonstrados foi o Sistema de Operações Logísticas Automatizas (Sola), apresentado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) no espaço da Fábrica Conceito. A estrutura, que dispôs de maquinário, equipamentos e insumos para a produção de calçados in loco, foi realizada em parceria pela Fenac, Coelho Assessorial Empresarial e Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos (IBTeC).     O assessor-executivo da Abicalçados, Igor Hoelscher, explica que a ferramenta tem o objetivo de integrar a cadeia produtiva no que tange a identificação, processos e troca eletrônica de informação (EDI – Eletronic Data Interchange) na linguagem global padrão GS1. “Saímos daqui com reuniões importantes na agenda e negociações em andamento nos principais polos calçadistas brasileiros”, conta. Segundo ele, o fato de poder apresentar o processo na prática foi fundamental para o sucesso da iniciativa.

O gerente de Tecnologia da Informação da Via Marte, indústria calçadista de Nova Hartz/RS, Ivair Kautzmann, auxiliou na apresentação para os empresários com uma ilustração do case da própria empresa. Em 2014, com a implantação do Sola, a empresa economizou mais de R$ 500 mil com a redução de erros através da otimização logística.  Em 2015 a empresa foi reconhecida com o case no Prêmio Direções Abicalçados, na categoria Direções Industriais.

O Sola envolve identificação padrão por código de barras, tanto para o produto (GTIN – Global Trade Item Number) quanto para a unidade logística/volume (SSCC – Serial Shipping Container Code), certificação do picking correto através de conferência eletrônica do conteúdo de cada volume, separação correta dos volumes versus nota fiscal e despacho/coleta correta em cada fábrica pelo transportador. “Com o Sola ganhamos em precisão, aceleração e redução de custos”, afirma Kautzmann, ressaltando a garantia do batimento entre a informação digital (NF-e e DESADV) e física (mercadoria movimentada). “Por meio do programa zeramos o nosso indicador de caixas com conteúdos errados”, conclui o gerente.

A Fimec, que recebeu mais de 35 mil visitantes nos três dias de evento, é considerada a maior feira da indústria de base para a cadeia coureiro-calçadista. Em 2017, a feira acontece entre os dias 14 e 16 de março.