Sustentabilidade é o tema do momento em Gramado/RS. A cidade trabalha forte para se tornar cada vez mais um destino sustentável e promove ações para chegar ao patamar desejado neste quesito, principalmente com foco no Turismo O tema  também é um dos pilares da principal feira de negócios turísticos da América do Sul, FESTURIS Gramado- Feira Internacional do Turismo que ocorre em Gramado no mês de novembro deste ano.  Nesta 30ª edição, além de ter o Espaço Sustentabilidade e Acessibilidade, a feira conta com ações como, por exemplo, o Plantio da Árvore da Integração, que ocorre todo o ano.

 

Buscando fortalecer ainda mais o desenvolvimento sustentável da Região das Hortênsias, a feira  está reativando o Projeto Gralha Azul, iniciativa de sucesso realizada durante os primeiros anos do evento, idealizada por Hélio Lima Duarte. “Fico muito alegre em ver o projeto Gralha Azul voltar. O objetivo do projeto foi fazer o turista se sentir parte integrante desta maravilhosa cidade, plantando uma araucária e depois retornar ao destino para ver o pinheiro que ele mesmo plantou”, destacou Hélio.

 

Para Marta Rossi o projeto será uma das novidades especiais desta 30ª edição. “Estamos reativando este belo projeto, criado pela antiga Soletur, que na época já se preocupava com o meio ambiente. Este projeto estava guardado com o Hélio e agora ele nos doou para que pudéssemos utilizar durante o FESTURIS. Vamos elaborar a maneira de como faremos o projeto Gralha Azul, mas com certeza será focado totalmente na sustentabilidade e preservação da natureza”.