O
Projeto
Brazilian Flavors
, criado em 2006 pela Associação
Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (ABBA)

com apoio da Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos), inicia mais uma ação de abertura para produtos do
Brasil no mercado externo.  De março até a Copa do Mundo,
pratos brasileiros criados pela chef paulistana Heloísa Bacellar serão os
destaques dos menus de 07 dos navios de cruzeiros da Tallink Group, a
maior empresa de cruzeiros do Mar Báltico,
nos roteiros entre
Estônia, Suécia e Finlândia.  Cada um
desses navios tem capacidade para transportar mais de 2 mil turistas em cada
viagem. Um deles é o Silja Serenade, top de linha da Talink, no qual a empresa
inaugurou a sua primeira superstore, um Duty Free ampliado para 1.300 metros
quadrados, uma grande e luxuosa loja de departamentos com produtos de marcas
internacionais.  Esta e as demais lojas
dos 7 navios da Tallink inseridos no Festival Seja Brasileiro terão à venda
vários produtos do Brasil que fazem parte do projeto Brazilian Flavors, como
café, palmito, pimenta Biquinho, pimenta de Cheiro, Molhos de Pimenta e de
outros sabores, geléias, açaí crisps, xarope de guaraná, goiabada,
castanhas-do-pará, entre outros. 

 

Os
Duty
Free da Tallink
ocupam a 9ª posição no ranking mundial, acima
de muitos países, como o Brasil, que está em 12º lugar. “A presença nessas
lojas é uma grande exposição de sabores do Brasil a públicos de culturas bem
diferentes entre si, e que representam potenciais mercados consumidores”,
avalia Raquel de Almeida Salgado, gerente-geral do Projeto Brazilian Flavors,
dando ênfase aos negócios que poderão ser alavancados por essas empresas a
partir dessa experiência. “Esses turistas terão a oportunidade de provar muitos
pratos típicos do Brasil feitos com esses alimentos nos restaurantes dos
navios, o que certamente motivará suas compras nas lojas”, comenta.

 

Nos restaurantes

A
promoção de produtos brasileiros vai se estender, durante o período, por
diversos eventos nos navios, que permitirão divulgar a gastronomia brasileira e
testar novos mercados através dos passageiros da Tallink, predominantemente da Suécia, Estônia,
Finlândia, Rússia, China e do Japão.

 

Escolhida
pelo Projeto Brazilian Flavors para essa ação, a chef Heloísa Bacellar criou as
receitas e fez o treinamento – gastronômico, técnico e cultural – dos chefs dos
navios, ensinando as peculiaridades de cada ingrediente e fazendo a ligação
desses produtos com a diversidade dos aromas e sabores que vêm das diferentes
regiões do Brasil. Os diversos pratos brasileiros com os produtos do Brasil
serão reproduzidos pelos profissionais dos navios até a Copa do Mundo.

 

No
ano passado, o Brazilian Flavors conseguiu incluir alimentos e bebidas
participantes do Projeto em evento na Grande Epicerie de Paris, a loja vitrine
mundial da alta gastronomia, que pertence à rede francesa Le Bon Marché.
A ação fez parte do grande evento Le Brésil Sur Rive Gauche, que homenageou o
Brasil em Paris, expondo produtos de diferentes segmentos. A experiência teve
desdobramentos: está sendo finalizada a gôndola de alimentos e bebidas do Brasil na Grande
Epicerie,
fruto direto do trabalho do Brazilian Flavors. “Experiências como essas, que estamos conseguindo implementar no exterior, abrem caminho para as empresas brasileiras levarem ao mundo os seus produtos e, consequentemente, a imagem do Brasil como país produtor de itens de qualidade”, conclui a gerente-geral do Brazilian Flavors.