Começa neste sábado, dia 19 de abril, a
quinzena de degustações de alimentos e bebidas do Brasil na rede Monoprix, na
França, em 25 lojas espalhadas por Paris e região, Marselha, Lyon entre outras
cidades. Sete contêineres de produtos embarcaram do Brasil para essa ação, que
é mais uma conquista do Projeto Brazilian Flavors, de promoção de alimentos e
bebidas do Brasil no exterior com o objetivo de abrir mercados e possibilidades
de exportações para essas empresas, além de capacitá-las para os desafios do
mercado externo. O Projeto Brazilian Flavors foi criado pela Associação
Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (ABBA), com o
apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil).

 

A temporada brasileira nos pontos de
vendas da Monoprix se estenderá por 15 dias, colocando em contato direto com o
público consumidor francês os diversos produtos representados pelo Brazilian
Flavors, como café, doces, molhos, pimentas, palmito, entre vários outros.

 

Na França e no Báltico

Também na França, está sendo montada
uma seção de produtos brasileiros do Brazilian Flavors, em Paris, na Grand
Epicerie, a loja top de linha da Rede Le Bon Marché, considerada a vitrine
mundial da gastronomia. A previsão é estar em funcionamento em fins de maio.

Outro resultado importante é a realização do Festival Seja Brasileiro em 7 navios de
cruzeiros da Tallink Group, a maior empresa que opera turismo no Mar Báltico.
Desde meados de março e até a Copa do Mundo, os restaurantes dessas embarcações
servem pratos do Brasil elaborados com os produtos do Brazilian Flavors e
vários desses produtos permanecem à venda nas lojas Duty Free das embarcações,
alcançando milhares de turistas nórdicos, estônios, russos, japoneses e
chineses durante a temporada – cada navio transporta mais de 2,7 mil pessoas
por viagem.