Gabriela Moglia C. gerente geral  da ChileOliva  – Associação de Produtores de Azeite de Oliva  e membro do painel de Degustação Oficial do Chile  a convite do ProChile , escritório comercial do Chile no Brasil, veio a São Paulo especialmente para conduzir uma degustação exclusiva  de azeites extravirgens chilenos. Presente também, Pamela Gonzales, da Jefa Projetos da ChileOliva, que falou também,  sobre as técnicas indicadas para degustar azeites e os elementos que devem ser observados na avaliação do produto.

 

Gabriela Moglia C. gerente geral da ChileOliva foto Tânia Müller

Produzido através de um trabalho delicado e extremamente rigoroso, para preservar ao máximo a integridade das azeitonas, os azeites chilenos, tem conquistado cada vez mais o paladar dos brasileiros . A associação conta com  37 empresas associadas, concentrando mais de 93% de participação da indústria.

 

 Hoje, o Chile possui cerca de 24mil hectares plantadas e 40 membros que produzem 17 mil toneladas de azeite de oliva extravirgem  As vantagens geográficas aliadas a tecnologia de ponta resultam em um produto  que tem dado resultado. Neste ano de 2017 produziram cerca de 19 mil toneladas, 11,77% a mais do que em 2016, sendo que destes 66%, total do azeite engarrafado veio para o Brasil, cujo país  representa já o 2º lugar no ranking de exportações  do Chile no setor.