O projeto “Documenta Pantanal” teve sua estréia em Bruxelas, no último dia 23 de setembro, com a estreia internacional – do documentário “Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra”, que tem direção de Jorge Bodanzky e Farkas como codiretor. O evento ocorreu no Musée des Sciences Naturelles – Institut Royal e Fundo Leopoldo III. 

 Para Mônica Guimarães, , produtora do filme, a escolha pela capital belga para a primeira exibição pública do filme deve-se ao fato de ter sido convidado, por meio da produtora e curadora brasileira residente em Bruxelas, Cristina Barros,  pelo Fundo Leopoldo III, que abriu as portas do museu para a avant-première. Deram as boas-vindas aos convidados, a princesa Esmeralda,  é uma grande apoiadora da preservação ambiental (assim como seu pai, Leopoldo III, que foi um grande precursor da defesa da natureza),

A obra, que evidencia a degradação gerada pelo assoreamento dos rios e suas muitas sequelas na região, encontra em Ruivaldo Nery de Andrade seu eixo central. Segundo a produtora e também organizadora do Documenta Pantanal, a força e a criatividade dele para lutar contra as muitas intempéries causadas pelo assoreamento do Rio Taquari são o pilar de sustentação do documentário.

”.

Produzido entre março de 2018 e agosto de 2019, o documentário tem duração de 46 minutos e foi filmado em várias regiões do Pantanal. Nesses 17 meses foram realizadas seis viagens para pesquisas, entrevistas e tomadas aéreas com drone. No total, 44 profissionais estiveram envolvidos diretamente na produção, que utilizou aviões de pequeno porte, embarcações, carros e barco voadeira como meio de locomoção pelo extenso bioma. 

Após a première em Bruxelas o filme será exibido em escolas brasileiras e participará de festivais. Além disso, também estão previstas projeções especiais em Corumbá e Campo Grande.