A primeira edição do ano Expo Noivas & Festas que acontece entre os dias 1 a 3 de fevereiro, no São Paulo Expo Imigrantes, a proposta da Festa Lixo Zero. Trata-se de um espaço totalmente sustentável, que mostra para noivos e debutantes como é possível comemorar sem agredir o meio ambiente. Flores reaproveitáveis, convites com papel semente que plantados nascem Flor Cravo Francês, decoração com pallets ou móveis da família, pratos, copos e canudos biodegradáveis (ao serem descartados, são absorvidos pela natureza sem gerar nenhuma agressão ao meio ambiente, promovendo um processo natural na decomposição biológica de resíduos orgânicos), lembrancinhas ecológicas como vasos e sementes, bolo de andares verdadeiros, enfeite de mesa com vasos feitos de bucha natural, docinhos em copinhos biodegradáveis, entre outros itens, compõem a festa com criatividade e responsabilidade ambiental.

Segundo José Luiz de Carvalho Cesar, diretor da Goal Promoções, empresa responsável pela Expo Noivas & Festas, a proposta de não produzir lixo pode sim ser uma escolha, não necessariamente fácil, mas completamente possível. “Comemorações mais conscientes e menos agressivas ao planeta, cheias de personalidade e originalidade, é um movimento sem volta. A ideia do espaço é mostrar que é possível conseguir que mais de 90% dos resíduos de um evento sejam aproveitados para reciclagem, reutilização ou compostagem. Estamos trazendo ao mercado uma mudança de consciência e hábitos para que os noivos, debutantes e convidados possam desfrutar de alternativas sustentáveis.”

A feira traz ainda os  Espaços Instagramáveis, ambientes muito bem decorados com criatividade e com temas românticos, que vão despertar o desejo dos visitantes de fotografar e compartilhar nas redes sociais, e dos noivos e debutantes, o de montar em suas festas ambientes iguais para que os convidados se divirtam fazendo poses e compartilhando no mundo virtual. Um Espaço Influencer, criado especialmente para influenciadores digitais, promete movimentar as redes sociais com informações, dicas e novidades do segmento.

Entre as inovações estão: totem de fotos Whatsapp, álbum que troca de capa, biscoito de Bem Casado, Álbum de figurinhas para convite e lembrança para os padrinhos com 55 figurinhas, Caipirinha que não cai do copo com gotas de ouro, canudinhos de alumínio como item indispensável para as bebidas da festa, projeção mapeada da retrospectiva, e muito mais. Ao todo, mais de 120 expositores apresentam, nos três dias de evento, as tendências para este ano.

O Encontro Rio Cake 2019 tour São Paulo, o maior congresso de confeitaria do Brasil, também acontece durante a feira com a presença de renomados confeiteiros como Adriana Maeda, Chef Cesar Alexandre, Fernando Braga, Karina Rosa, Liliane Sá Romero, Marcelo Bellini, Chef Natália Nobrega, Yuri Jaruskevicius, entre outros talentos. Já a tradicional Fábrica de Bolos marca presença oferecendo as mais variadas fatias de bolos com sabores tradicionais e inusitados.

Para os empreendedores que desejam atuar neste mercado de eventos, uma unidade móvel do Sebrae-SP, estacionada próximo à praça de alimentação, oferecerá palestras com dicas e orientações das 14h às 22h nos três dias do evento.