Durante a primeira edição da Rio Coffee Nation, entre os dias 24 e 25 de outubro, acontece a Competição de Melhor Café Torrado para Espresso, com chancela da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). Como prêmio, a marca de café vencedora será apresentada ao público internacional no estande da Coffee Nation durante o Paris Coffee Show, um dos principais evento de cafés do mundo, que acontecerá em setembro de 2021, na capital francesa.

foto divulgação

O desafio será presencial para os participantes e o público poderá acompanhar pela plataforma online do Rio Coffee Nation. Ao todo, serão cerca de 10 horas de competição com 25 marcas participantes de diferentes regiões do Brasil.

A competição busca destacar e reforçar a qualidade dos cafés especiais, setor que vem conquistando cada vez mais o interesse dos brasileiros.

Segundo pesquisa da Euromonitor, entre 2012 e 2016 o crescimento anual de cafés especiais no Brasil foi de 18,1%. Em 2018 representaram 15% da produção brasileira de café e, no mesmo ano, segundo a BSCA, o varejo de cafés especiais movimentou R$ 2,6 bilhões e o consumo interno foi de 700 mil sacas.

A curadoria da competição é de Lídia Espindola, e a Barista e Brewer profissional, Adriana Valinhas, será Juíza Master e Coordenadora da Equipe de Jurados, que irão vão avaliar os critérios de coerência, sabor, acidez, retrogosto, corpo e doçura.

Os ingressos para a primeira edição do Rio Coffee Nation custam R$37,00 e podem ser adquiridos pelo site www.riocoffeenation.com/inscreva-se