O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve no Brasil  de 30 de julho a 2 de agosto, com uma agenda cheia de encontros e debates de temas importantes. Em São Paulo, o ponto alto foi a reabertura do Museu da Língua Portuguesa.

Na ocasião condecorou o Museu como membro honorário da Ordem de Camões, que reconhece instituições que se destacam na projeção da língua portuguesa pelo mundo. A Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil esteve presente nesse momento especial para a comunidade lusa com a participação do presidente Armando Abreu, e de presidentes e diretores das Câmaras de Comércio da rede que compõem a entidade.


Após o evento, Armando Abreu , presidente da Federação, acompanhou o governante português em alguns de seus compromissos. “A Federação, por meio de suas câmaras, é o principal ambiente de negócios entre Brasil e Portugal, atuando nas relações comerciais, industriais, culturais e diplomáticas, então acompanhamos eventos culturais e intermediamos alguns encontros importantes para facilitar negócios entre os países”, explicou Armando.

Luís Faro Ramos, embaixador de Portugal no Brasil,  e o Ministro de Estado e de Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, também acompanharam Marcelo Rebelo em seus compromissos oficiais, assim como o  presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, que veio ao Brasil especialmente para participar da agenda.

Foto: Divulgação oficial Presidência de Portugal



Em Brasília, encontrou  com o presidente Jair Bolsonaro, com os ex-presidentes e com o governador de São Paulo João Dória. Com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, Marcelo conversou sobre a atual situação de crise sanitária mundial e sobre o Acordo Mercosul-União Européia, no contexto de políticas ambientais.

 Já no encontro com o presidente Jair Bolsonaro, os temas debatidos foram a preparação para a próxima Cúpula Brasil-Portugal, as celebrações do bicentenário da Independência do Brasil em 2022 e a retomada de diálogos bilaterais entre os dois países, segundo divulgado pelo Itamaraty.