Considerado como  um dos maiores eventos de moda e de negócios da América Latina, o Minas Trend chegou á sua  21º edição, apresentando as tendências do  outono/inverno 2018.  O empresário Olavo Machado Junior, presidente da FIEMG, abriu o evento com o já tradicional coquetel de boas vindas, seguido de desfile   no Expominas, em Belo Horizonte.

O desfile homenageou o compositor mineiro Fernando Brant e contou com  a Orquestra de Câmara Sesiminas,   do DJ Anderson Noise e da cantora Mariana Sobreira .

foto Tânia Müller

Para Olavo, os 10 anos do evento deu mais projeção nacional à indústria mineira do segmento e estimulou a realização de bons negócios “O evento cresceu de pouco mais de 150 estandes em 2007, em sua primeira edição, para aproximadamente 220 expositores em dez anos. Além disso, temos 26 marcas estreando em nossas passarelas e 22 compradores internacionais, o que demonstra nosso espírito de renovação e prestígio internacional,” comentou durante coletiva de imprensa .

Olavo ressaltou  a  importância da parceria com o gverno através  aa Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais,. “Nosso objetivo é fazer um estado forte que gere emprego, renda e oportunidades. Um pesquisa feita pela produção do MW apontou que os expositores vendem, em média, de 50% a 70% de sua produção durante o período de Minas Trend. O que ratifica a importância da realização do evento. Para isso, o apoio da Codemig é imprescindível,” concluiu.

O convênio assinado pelas duas entidades na última edição prevê investimentos totais de R$ 4 milhões pelo governo em quatro edições do evento, distribuídos em cerca de R$ 1 milhão para cada edição. Já a Federação investe cerca de R$ 10 milhões em cada  Minas Trend, entre recursos próprios, provenientes de ações específicas e de parcerias com entidades e empresas.

Segundo o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, “Por cada edição, entre investimentos da Federação e do Governo do Estado, são gastos entre R$ 7,5 e 10 milhões. Por outro lado, com toda a movimentação de turismo e logística, Belo Horizonte movimenta mais de R$ 30 milhões. São números grandiosos, ainda mais levando em conta que nesta soma não são considerados os valores envolvidos nos negócios da feira,” afirmou.

Luciano Araújo ,presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário no Estado de Minas Gerais, “Esta edição representa um divisor de águas para o segmento. Estamos começando a perceber a recuperação do setor, uma vez que já constatamos um aumento de 18% de venda de estandes para o evento de empresas de nosso setor e um aumento de 30% do número de marcas,” concluiu.