O hotel Le Meurice acaba de divulgar os artistas finalistas e a cerimônia de entrega da premiação, que  acontecerá em 9 de outubro de 2017.O Júri do Prêmio Meurice de Arte Contemporânea . composto por: ­Jean-Charles de Castelbajac, Padrinho do Prêmio; Lola Gonzàlez, artista e vencedora do Prêmio Meurice 2016/2017; Montse Aguer, Diretor do Centre d’Études Daliniennes; Colette Barbier, Diretora da Fundação Ricard; Nicolas Bourriaud, teórico de arte, curador e diretor do Museu de Arte Contemporânea, em Montpellier, La Panacée; Philippe Dagen, escritor e professor na Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne; Jennifer Flay, Diretora de FIAC; Marta Gili, Diretora do Jeu de Paume ; Jean de Loisy, Presidente do Palais de Tokyo; Henri Loyrette, Conselheiro de Estado; Maryvonne Pinault, colecionadora; Claire Moulène, curadora do Palais de Tokyo e Assessora Artística e  Franka Holtmann, Gerente Geral do Le Meurice, reuniu-se em sessão fechada, para incluir 6 artistas:

 

Morgan Courtois S / Galerie Balice Hertling

morgan

 Um projeto que consiste na criação de fragrâncias caseiras, seus recipientes e seus sistemas de entrega. Para o Prix Meurice, o artista deseja se concentrar na criação da primeira fragrância, Fond de sac. Será composta por quatro aromas, cada um representando um passo na viagem de Paris ao sul da França.

 

Cedric Fargues / New Galerie

 cedric

Seu projeto é criar uma capela que represente a cena sagrada em Gólgota. O artista usará o personagem “Henry”, que aparece com frequência em seu trabalho. Henry the Hoover é um aspirador de pó feito na Inglaterra que parece uma pessoa e é uma figura significativa na cultura popular anglo-saxônica. O artista usou amplamente o personagem em uma série de apresentações postadas no Instagram.

 

 

Kapwani Kiwanga / Galerie Jérôme Poggi

 kapwan

A artista canadense criará uma grande escultura de 300 x 80 x 220 (H) cm intitulada Jalousies . Usando espelhos de duas vias e uma estrutura de metal, a artista irá construir uma escultura / tela em uma referência à tecnologia de vigilância.

 

Théo Mercier / Galerie Bugada & Cargnel

 

theo

Solução acessível para uma vida melhor é uma performance em colaboração com o coreógrafo Steven Michel envolvendo três ou cinco dançarinos e mobiliário IKEA. Em todas as etapas do projeto, as instituições que o hospedam em sua turnê 2018-2019 escolherão móveis do famoso catálogo da marca sueca que gostariam de vê-lo e seus dançarinos performarem

 

 

Eva Nielsen / Jousse Entreprise

eva

A artista franco-dinamarquesa gostaria de ir a Istambul para projetar uma exposição individual na galeria The Pill, localizada no Bósforo. Ela criará uma série de dúzias de pinturas voltadas para a arquitetura modernista em Istambul, particularmente em seu bairro (Atakoy), e um estudo das ruínas em Ani, na fronteira Armênia.

 

Mel O’Callaghan / Galerie Allen

mel-o

O projeto da artista australiana Mel O’Callaghan é uma exposição individual a ser realizada na Galeria Nacional de Victoria, em Melbourne, de novembro de 2017 a março de 2018. Convidada pela curadora Jane Dever, ela apresentará uma versão atualizada da peça Ensemble, sob a forma de uma projeção através de dois cabos de 25 metros de comprimento. Esta nova versão também incluirá uma trilha sonora.

 

 O Prêmio Meurice da Arte Contemporânea: dará  € 10.000 para o artista e € 10.000 para sua galeria, para realizar seu projeto no exterior.

 

Uma exibição dos seis finalistas – aberta ao público – acontecerá no Le Meurice de 10 a 22 de outubro de 2017 e a obra do ganhador do Prêmio ficará exposta no hotel.