O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, primeiro no mundo a receber a chancela da OMT (Organização Mundial do Turismo), e o principal reconhecimento em turismo sustentável no Brasil,  com inscrições abertas até amanhã, dia 9 de agosto, anuncia os nomes que farão parte do corpo de jurados da edição 2019/2020.

 

Alexandre Garrido (ABNT/Consultoria Sextante), Ariane Janér (Global Ecotourism Network – GEN), Chiara Gadaleta (Oortal Ecoera / Discovery Channel), Fernando Kanni (Horwath HTL), Helena Costa (UNB), Ronald Sanabria (Rainforest Alliance), Jéssica Kobaiashi (Senac),  João Paulo Faria Tasso (UNB) e Gabrielle Nunes (Ministério do Turismo), compõem um time diversificado, técnico e bastante atuante, que avaliará os inscritos sob os seguintes aspectos:

 

  • Abordagem sistêmica em sustentabilidade
  • Turismo sustentável: relevância para o negócio + desenvolvimento local
  • Inovação
  • Abrangência do impacto e replicabilidade/escalabilidade

 

 

“A relevância e abrangência de atuação dos nomes que integram a banca de jurados do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020 retratam a seriedade e o compromisso da premiação em garantir que todos as ações inscritas sejam julgadas sob diversos vieses, trazendo visões de pessoas realmente engajadas e envolvidas em desenvolver a sustentabilidade dentro e fora do Brasil”, disse o presidente da BRAZTOA, Roberto Haro Nedelciu.

 

Lançado em 2012 pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – Braztoa, o  prêmio  conta com mais de 430 iniciativas inscritas e 79 premiadas, provenientes de todas as regiões do Brasil. Nesta edição, traz um processo seletivo redefinido e simplificado, que agora está subdividido em fases, de modo que o candidato somente investirá mais tempo na seleção, à medida que passar para as fases posteriores e tiver maior chance de vencer. O regulamento também foi completamente remodelado para ficar mais claro, objetivo e transparente.

 

Os participantes podem se inscrever nas seguintes categorias: Associados Braztoa, Agências de Viagem, Meios de Hospedagem, Parceiros do Turismo, Academia (Menção Honrosa), e a novidade desta edição: a categoria Mídia, que reconhecerá iniciativas de profissionais de meios de comunicação que disseminem o tema da sustentabilidade no turismo, visando ampliar a qualidade e a repercussão da cobertura em relação ao tema.

 

Os finalistas serão reconhecidos publicamente em anúncio durante a 47ª ABAV Expo e 52º Encontro Comercial Braztoa, em setembro, e os vencedores serão apresentados durante a Convenção Braztoa 2019, marcada para novembro, em Canela.

 

Todos os finalistas receberão um certificado e todos os vencedores receberão o selo “Vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020”, que conta com a chancela de organizações de renome no setor, como a OMT, a ONU Meio Ambiente e o Ministério do Turismo. Além disso, a Braztoa promoverá a divulgação dos premiados no Anuário Braztoa 2020.

 

O júri também selecionará um dos vencedores para ganhar outros benefícios exclusivos, como um vídeo institucional da iniciativa produzido pelo Ministério do Turismo, visibilidade no Mapa do Turismo Sustentável no Brasil, iniciativa da Braztoa em parceria com o MTur, além de uma bolsa de estudos integral para um curso de pós-graduação (EAD), do Senac-SP.