Com 30 anos de história em Paraty (RJ), a Pousada do Sandi, ícone de tradição e bem receber, passou por uma grande reforma e vem reestruturando seu posicionamento, com foco em aprimorar ainda mais a experiência dos hóspedes.  

Em Paraty, a pousada tem desenvolvido diversas ações, algumas delas em parceria com a Prefeitura de Paraty, em sintonia com os alvos ESG da cidade. Pelo lado ambiental, uma das ações mais importantes visa o saneamento básico. O projeto tocado “meio a meio” com a Prefeitura prevê criar, em 2022, uma miniestação de tratamento de água que alcança todo o quarteirão da Pousada, no Centro Histórico.

A ideia, segundo Sandi Adamiu, proprietário e administrador da Pousada do Sandi, é transformar as chamadas “águas negras” em águas claras, para que só depois essa corrente siga, já limpa, para o Rio Perequê-Açu, que corta a cidade.“Estamos em fase de estudos e, esperamos que seja um projeto piloto, para que outros empresários tornem a mesma iniciativa, para chegarmos a 33 quarteirões e podermos sonhar em ter o Centro Histórico saneado. Isso será literalmente um divisor de águas para a cidade”, diz Sandi.

Sandi conta que também está em andamento a criação de uma fazenda de energia solar que vai gerar energia limpa tanto para a pousada como para Villa e Loft Bom Jardim, propriedade da família à beira mar, recentemente reformada e disponível para locação.

Outra novidade é o Birdwatching (observação de pássaros) uma das experiências oferecidas pela Agência Néctar Experience, que funciona dentro da pousada e é coordenada pelo consultor de experiências Gabriel Toledo.

 A região concentra cerca de 500 espécies, e dezenas delas, como o Saíra de Sete Cores, Garça Azul e a Coruja Buraqueira podem ser vistas na cidade.

O Birdwatching on Foot consiste em uma caminhada leve, partindo da Pousada do Sandi. Neste roteiro enxuto, que tem início às 6h da manhã, são percorridos cerca de 3 km, passando por praças, praias e trechos de restinga. A duração deste programa é de 3 horas e comporta de 2 a 4 pessoas. O valor é sob consulta.

Para os veteranos, o Birdwatching on the gold trail abrange as montanhas de Paraty e a região do Caminho do Ouro, que abriga algumas das aves mais bonitas do país. Durante o percurso, há chances de avistar tucanos e gaviões. Com duração de 5 horas, o roteiro comporta de 2 a 4 pessoas e tem início às 6h horas da manhã, com saída de carro da Pousada em direção às montanhas. O valor é sob consulta.