Segundo estudo da Oxford Economics , um dos países europeus onde o turismo internacional mais caiu, devido ao  Covid -19, foi Portugal, com queda de 40% , em comparação com 2019, o equivalente a uma queda de 40% , ou seja menos sete milhões de entradas internacionais neste ano  de 2020.

Portugal foto Tânia Müller

Em termos percentuais, Portugal é apenas superado na redução dos visitantes por Itália (com uma queda de 49%, menos 31 milhões de visitantes) e por Espanha (recuo de 42%, menos 34 milhões de visitantes), que são desde logo os mais afetados pela pandemia, seja em número de mortes ou de casos.

Portugal , juntamente com Itália e Espanha, é um dos países onde o Produto Interno Bruto (PIB) mais depende do turismo, num total de 16,5%, segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo.

foto Tânia Müller

Embora se preveja uma rápida recuperação em 2021, não se espera que os níveis de viagens internacionais registados em 2019 se restabeleçam antes de 2023, uma vez que os efeitos prolongados sobre os rendimentos se repercutem nos movimentos turísticos.

Quanto às viagens domésticas ,também cairão ,porém não mais do que as viagens internacionais Para o conjunto da Europa, a redução esperada nos movimentos turísticos domésticos na região este ano é de 23%, sendo mais acentuada no sul da Europa (-24%) e na Europa ocidental (também -24%) e menos evidente na Europa central ou oriental (-20%), concluiu