Durante a 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa, o diretor de turismo de Portugal, Bernardo Cardoso, fez palestra sobre a reinvenção de conteúdos para atrair novos visitantes para o país. Neste ano o lounge , teve como tema “Portugal, um país desenhado para si”. As ilustrações do stand  foram desenvolvidas pelos sketchers, que levaram o conceito de três regiões : Porto, Lisboa e Alentejo” Participar da Abav  faz parte da estratégia  do turismo de Portugal para manter o diálogo com o setor. “Estamos com um espaço maior do que em outras edições, com a presença de 24 parceiros do setor, o que reforça a importância  que o Brasil tem para Portugal” disse o executivo

Portugal recebe mais turistas do que o dobro da população inteira e foi o primeiro país europeu considerado o melhor destino turístico do mundo pela World Travel Awards 2017. Esses fatores são consequência da democratização de atrações.   Sendo  possível ter tudo em um único país: festivais, esportes, gastronomia e vinhos, surf, cultura e patrimônio.

“As pessoas não vão para um país para visitar uma atração ou ver apenas os monumentos históricos. Elas procuram coisas novas, querem ‘costurar’, ir à parte cultural e fazer trilhas, surfar e ver um festival de músicas”, explica Bernardo Cardoso.

 

Bondinho foto Tânia Müller

Criatividade é um dos pontos principais para o sucesso do turismo em Portugal. “As pessoas estão cada vez mais dinâmicas; se destacam no mercado de turismo aqueles que se reinventam.”    No Brasil utilizam o bondinho para capacitar agentes, segundo o diretor são 2 mil agentes por ano. “ O objetivo desta capacitação é a flexibilidade,  no final  entregamos um diploma de lacre e uma experiência gastronômica com degustação de vinhos portugueses.  “ afirmou

 

. “O Brasil é nosso irmão. Durante muitos anos, muitos estereótipos foram criados, que vêm sendo descontruído nos últimos anos. A expectativa de conhecer Portugal as vezes é baixa, mas quando o turista chega lá encontra algo que se recorda. É uma ligação familiar que faz sentir em casa. Precisamos deste boom que está acontecendo aqui da vontade do brasileiro de viajar para Portugal. Precisamos do Brasil e estou certo que o Brasil precisa de algo que nós temos. Sucesso e crescimento para ambos é o caminho certo”, finalizou.