A moda brasileira será forte tendência na Bolívia nos próximos meses. Em uma ação inédita promovida pelo Texbrasil, o Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira desenvolvido pela Abit e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), 15 marcas nacionais ocuparão uma exclusiva pop up store em Santa Cruz de la Sierra. São elas: Animale, A.Brand, Maria Filó, Cholet, Scarf Me, CYN, Joy, Letage, Karin Feller, DB Rainbow, Intensify Me, Morena Rosa, Zinco, Maria Valentina e Shoulder.

A inauguração foi no dia 12 de setembro, com evento de lançamento e desfile das coleções de primavera/verão 2016 das marcas participantes. A loja temporária é uma parceria do Texbrasil com o grupo Amap, proprietário de diversas lojas no país. A ação vai acontecer em dois espaços: na loja Marcia.Maria, famosa multimarcas boliviana, e na loja Morena Rosa (no mesmo local da Marcia.Maria), que comercializa, além da marca homônima, Zinco, Joy e Maria Valentina. A ação se estenderá até janeiro do próximo ano, incluindo o período das compras de Natal, e a expectativa é movimentar R$ 2,5 milhões durante os quatro meses.

Segundo dados da Abit, em 2014, 19% das importações de confecção da Bolívia foram provenientes do Brasil, que exportou USD 11,8 milhões, um aumento de 9% com relação ao ano anterior. O número coloca o nosso país na 2ª posição, atrás apenas da China e seguido de Peru, Colômbia e Equador. “Este é um mercado que apresenta grande potencial e ainda é pouco explorado, o que deixa muito espaço para a ampliação da presença brasileira. No ano passado, o PIB do país cresceu 5,4%, passando a marca dos USD 30 bilhões”, comenta o presidente da Abit, Rafael Cervone.

“Em termos gerais, a Bolívia é um dos países prioritários para o Grupo Morena Rosa. Temos uma parceria de longa data com os fundadores da Marcia.Maria, que inclusive nos ajudaram a desenvolver nossa marca até os moldes que ela tem nos dias de hoje. Para esta ação especial com o Texbrasil, esperamos que ainda mais pessoas tenham contato com as marcas brasileiras, e que estas fiquem cada vez mais visíveis na Bolívia”, detalha Luis Felipe Paschoal, responsável pelas vendas internacionais do Grupo Morena Rosa.

Para Marília Gonzalez, sócia da grife Karin Feller, há grandes expectativas em relação à pop up store na Bolívia. “Para a marca, abrir um novo mercado é sempre uma grande conquista, pois ampliamos os nossos horizontes ao procurar conhecer e entender esse novo local e suas mulheres, que passam a ser também uma inspiração para as próximas coleções”, analisa a empresária.