No dia 16 às 14h, acontece o lançamento oficial da Plataforma San Bahia Produtiva. A ação de Segurança Alimentar e Nutricional – SAN -, é um subprojeto do Bahia Produtiva com o objetivo de contribuir para a inclusão produtiva de agricultores e agricultoras familiares e outras populações tradicionais do campo e esta plataforma é resultado da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a VP-Centro de Nutrição Funcional como parte da estratégia do desenvolvimento de ações de Segurança Alimentar e Nutricional realizadas junto às famílias envolvidas.

Na plataforma as famílias e produtores dos 27 territórios tradicionais contempladas no Projeto Bahia Produtiva, terão acesso gratuito a cursos de nutrição e saúde, oficinas culinárias, técnica dietética, geração de renda garantida, higiene sanitária, segurança alimentar e direitos humanos à soberania alimentar.

Terão ainda acesso a materiais educativos sobre SAN, informações importantes sobre as PANC-Plantas Alimentícias não Convencionais e seu cultivo, vídeos e E-books de receitas saudáveis, além de acesso a informações sobre Empreendimentos da Agricultura Familiar, localização das feiras agroecológicas, pontos de CSA na Bahia, sites de compras da AF e banco de sementes.

De acordo com a nutricionista e Diretora da VP – Centro de Nutrição Funcional, Dra. Valéria Paschoal, “a Educação Alimentar e Nutricional, é um grande desafio para os governos no Brasil atualmente, foi também referida como uma estratégia a ser implementada nos municípios baianos. As alterações nos padrões de alimentação estão mudando rapidamente na grande maioria dos países e, em particular, naqueles economicamente emergentes, como o Brasil”, destaca a especialista.

Para a nutricionista, a ênfase dada à produção e ao consumo direto de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) e produtos da biodiversidade regional é coerente com o fortalecimento da soberania alimentar dos produtores familiares e suas famílias – permitindo a substituição integral de alimentos que, além de importados, apresentam riscos à saúde e à nutrição das famílias, como é o caso da farinha de trigo e da soja, e dos produtos ultraprocessados (ricos em açúcar e gordura). Ao mesmo tempo, o aumento da produção e do consumo desses produtos típicos da região, que são nutricionalmente ricos, pode ser uma boa fonte de renda adicional para as famílias, colaborando diretamente para a realização do Direito Humano a “Alimentação e Nutrição adequadas”, de forma coerente com os objetivos previstos na Política e no Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

O Projeto Bahia Produtiva vem viabilizando o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a organização social e produtiva de agricultores e agricultoras familiares e povos e comunidades tradicionais de todo o estado. Já foram aplicados R$ 539,7 milhões, transformando a vida de mais de 41.490 famílias beneficiadas com oferta de infraestrutura produtiva, apoio à gestão e acesso ao mercado, gerando inclusão produtiva, renda e sustentabilidade.

Um dos objetivos do Projeto é o aumento da Segurança Alimentar e Nutricional dos seus beneficiários.

Para a implantação do Plano de Segurança Alimentar do Bahia Produtiva, foi firmada uma parceria com a VP Centro de Nutrição Funcional e mais 27 instituições de assistência técnica e extensão rural com o objetivo de aumentar a diversidade dietéticas das famílias beneficiária a partir do consumo de produtos da nossa biodiversidade.

Já foram realizadas:

  • Capacitações de 81 profissionais de assistência técnica e extensão rural sobre técnicas de plantios, oficinas gastronômicas, aspectos nutricionais
  • Capacitações de 150 jovens Agentes Comunitários Rurais, que serão multiplicadores em suas comunidades
  • Sensibilização dos agricultores sobre o tema de Segurança Alimentar e Nutricional
  • Início de pesquisa sobre a situação da segurança alimentar e nutricional das famílias beneficiadas 

Tendo em vista às recomendações para o distanciamento social, iniciada em março de 2019, devido à Pandemia da Covid-19, o Projeto adotou algumas medidas para dar continuidades às ações de SAN, como:


Continuidade do serviço de ATER com a Produção de 27 vídeo aulas sobre os mais diversos aspectos relacionados à segurança alimentar e nutricional, que beneficiarão diretamente 18.306 mil famílias que apresentam Assistência técnica pelo Projeto.

Lançamento do Edital Emergencial nº 15, voltado para Segurança Alimentar e Nutricional visando apoiar a produção de alimentos como hortaliças, frutas, raízes e tubérculos e a produção de plantas alimentícias não convencionais (PANC), de forma sustentável, com o objetivo de melhorar as condições de vida da população beneficiária e contribuir para que a oferta de alimentos básicos e saudáveis seja mantida e até incrementada com o intuito de enfrentar os efeitos de redução dos cultivos desses alimentos durante a pandemia do novo Coronavírus.  Essa ação representa um investimento de R$15 milhões, que beneficiará diretamente 7.442 agricultores familiares.

Saiba mais em:

http://www.car.ba.gov.br/projetos/bahia-produtiva

Acesse o Instagram:@sdrbahia