Não há nenhuma divergência ao falar o seguinte: “Em todos os países democráticos e economicamente robustos, as Empresas Familiares representam a base da Economia”. As informações e estatísticas sobre Empresas Familiares não possuem uma base de dados única. Os organizadores do ENEF – Encontro de Empresas Familiares, evento que ocorre dias 12 e 13 de abril em Gramado, reuniram alguns dados para lá de interessantes. Os números foram buscados com base em leituras, pesquisas e palestras assistidas. O que representam as Empresas Familiares no contexto da Economia?
75% de todas as Companhias do mundo são familiares e responsáveis entre 40 a 80% da geração de emprego.
No Brasil 40% do PIB é gerado por Empresas Familiares. Em alguns Países, o percentual é superior a 90%. Na mesma base no Japão 90% e na Itália é de 94%.
No Brasil 75% da força de trabalho é empregada  por Empresas Familiares. O País  tem 15 Empresas Familiares dentre as 500 maiores do Mundo, em receitas (3% das maiores do mundo).

Curiosidade: Em termos de “valor de mercado”, as Empresas Familiares brasileiras não aparecem nas 30 maiores do mundo, e, apenas 5 nas 500 maiores do mundo (1% das mais valorizadas do mundo).

As maiores Empresas Familiares Brasileiras

Existe um ranking das cinco maiores empresas familiares brasileiras e das cinco maiores empresas familiares do mundo.

1ª. Itaú Unibanco, 68 anos, família Moreira Sales, 18ª do ranking mundial

2ª. JBS, 63 anos, família Batista, 24ª. do ranking mundial

3ª. Odebrecht, 72 anos, famílias Odebrecht e Gradin, 26ª. do ranking mundial.

4ª. Metalúrgica Gerdau, 115 anos, famílias Gerdau Johannpeter, 72ª. do ranking mundial.

5ª. Votorantim, 98 anos, família Moraes, 126ª. do ranking mundial

 

As 5 maiores Empresas Familiares do Mundo:

 

1ª. Walmart (EUA),54 anos, família Walton

2ª. Volkswagen (Alemanha), 80 anos, família Porsche.

3ª. Berkshiere (EUA), 62 anos, família Buffet.

4ª. EXOR (Itália), 98 anos, família Agnelli.

5ª. Ford (EUA), 113 anos, família Ford.

Outros dados

Existem algumas curiosidades sobre as Empresas Familiares no Brasil. No país são mais de 100 (cem) empresas familiares brasileiras centenárias. A grande maioria de médio porte e de capital fechado. As grandes Empresas Familiares tem, no total, 25% da sua receita gerada de negócios com outros países. Na mesma base as grandes Empresas Multinacionais no Brasil, tem menos de 2% da receita gerada com exportações.

Com relação ao desempenho das Empresas Familiares, em um horizonte dos últimos 20 anos, as Companhias Familiares de capital aberto, no mundo, cresceram 35% a mais no faturamento do que as de não familiares, na mesma base e período ganharam um “valor de mercado” 26% maior do que as de não familiares, na mesma base e período, são 10% mais lucrativas, na mesma base e período, tem um retorno sobre os ativos de 18% maior. “Apesar de controvérsias, de existirem empresas familiares mais antigas, o negócio mais antigo do mundo, segundo o Guinness World Records, é japonesa fundada no ano de 717. A empresa iniciou com a construção de uma pousada por Garyo Hoshi na hoje cidade de Ishikawa. Por 1.300 anos a Família Hoshi comanda o negócio, são 46 gerações”, destaca Dr. Werner Bornholdt, consultor responsável pela concepção do evento que é inédito no Brasil.

Cases no ENEF

Uma das empresas familiares mais tradicionais do mundo, a Codorniu, a 17ª. Empresa Familiar mais antiga do mundo, vai estar presente no ENEF. A Codorniu, em cujo comando está a 16ª. geração, formada por 8 núcleos familiares, 220 acionistas e os encontros anuais reúnem mais de 550 familiares da 15ª. a 18ª. geração. As receitas das empresas Codorniu, provém de 9 vinícolas da Espanha, 1 dos EUA e 1 da Argentina, 50% de espumantes e 50% de vinhos. São mais conhecidos no Brasil pelos espumantes Codorniu e vinhos Septima.

O evento contará com representantes de tradicionais empresas do mercado de negócios de todo o Brasil como Auxiliadora Predial, Dom Bosco, Famastil, Fockink, Fruki, Lojas Lebes, Pernambucanas, Piccadilly, Medabil, Grupo W Lwart, Ritta Höppner, Refrio e Geofix, EFLSM, Grupo Sazi, Grupo Simões, Tvlar, MORAR, Bettanin InBetta, Grupo Arcel, GHC, Eliane Revestimentos e ASPA.

Dr. Werner tem realizado palestras sobre Sucessão pelo RS, como agenda do ENEF. Já foram realizadas palestras em Bento Gonçalves, Pelotas, Gramado e Canela (fotos). A próxima ocorre no dia 23 de março em São Leopoldo na ACIST, ás 19 horas Créditos Flávio L. Prestes

Dr. Werner tem realizado palestras sobre Sucessão pelo RS, como agenda do ENEF. Já foram realizadas palestras em Bento Gonçalves, Pelotas, Gramado e Canela (fotos). A próxima ocorre no dia 23 de março em São Leopoldo na ACIST, ás 19 horas Créditos Flávio L. Prestes

O ENEF – O evento, que será realizado no Master Premium Gramado, é comemorativo aos 33 anos da Werner Bornholdt Consultores, empresa portoalegrense de consultoria e gestão, especializada em processos de sucessão familiar e reconhecida como uma das mais importantes do Brasil, que realiza o evento junto com a Imersões Educação e Desenvolvimento. O foco do ENEF é “Fortalecer as Famílias Empresárias e perenizar as Empresas Familiares”.

 

Podem ser inscrever e participar do evento exclusivamente membros de Famílias Empresárias. Pesquisadores, estudiosos e outros profissionais precisam de aprovação da coordenação.   As inscrições podem ser feitas pelo site: www.enef.com.br.

Apoio da BrainCon Gestão Empresarial, Revista Amanhã e Roda Sistema de Governança Corporativa. A organização é da empresa Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos.