Cidade de Campinas é 2º berço de franquias do país, aponta pesquisa: Conheça 11 redes nascidas na cidade, que fica atrás apenas de São Paulo quando o assunto é lançamento de novas marcas no Portal Sua Franquia.  Com crescimento de 20% em marcas lançadas no franchising brasileiro entre o primeiro semestre de 2017 e o primeiro semestre do ano passado, Campinas vem se consolidando como um novo berço de franquias. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Campinas registrou 436 marcas neste ano contra 362 no ano passado. Com este desempenho, Campinas fica em segundo lugar no lançamento de novas redes, atrás apenas de São Paulo (crescimento de 25%).

Conheça a seguir outras marcas nascidas na cidade de Campinas:

 

1 – GUA.CO

Entre as novidades mais recentes da cidade, está a rede GUA.CO, lançada no mês passado pela SMZTO Holding de Franquias Multissetoriais. Restaurante Tex-Mex fundado por quatro amigos em Campinas (SP), a rede tem o objetivo de chegar a 150 unidades nos próximos cinco anos, inicialmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O restaurante foi desenvolvido para ser um ambiente acolhedor, que proporciona bem-estar mesmo para uma refeição rápida, além de ter um atendimento cuidadoso.

“Campinas é uma região com um grande potencial de consumo e de crescimento, que deve estar na mira dos empresários, especialmente no ramo do franchising. A base tecnológica e logística disponível na região contribuiu para seu crescimento nos últimos anos, fazendo com que a cidade se tornasse um ponto estratégico para os negócios. Fatores como a presença do aeroporto e de renomadas universidades contribuíram para esse avanço”, esclarece José Carlos Semenzato, presidente da SMZTO.

 

2 – Ótris

Fundada em 2010 na cidade de Campinas, a Ótris é uma rede de recuperação de créditos, especializada no mercado PME. Desde sua fundação a empresa já recuperou mais de R$ 4 milhões para pequenos negócios. Em 2016 a Ótris entrou para o franchising.

No segundo semestre desse ano a rede inaugurou sua primeira unidade franqueada, também na cidade de Campinas. A rede trabalha com três modelos diferentes de franquias. O padrão, com um investimento inicial de R$ 120 mil, a microfranquia, com um investimento inicial de R$ 80 mil e mais recentemente foi lançado o modelo home based de nanofranquia, com um investimento inicial de R$ 8 mil.

 

3 – Sucão

O Sucão faz parte da história de Campinas (SP). A lanchonete é um ícone da região central desde sua inauguração, em 1975, quando misturas ousadas encantavam os clientes que passavam pela movimentada avenida Benjamin Constant. O famoso balcão já presenciou pedidos de diversas gerações de frequentadores fiéis, conquistados por receitas exclusivas, como os sucos 3 em 1 e Stilk, que se mantêm até hoje no cardápio.

30 anos depois e de olho no potencial e na praticidade intrínseca aos centros comerciais, a segunda loja foi instalada em 2005 na praça de alimentação do Shopping Prado. Em seguida, vieram duas novas unidades, mas só em 2014, a marca entrou de cabeça no franchising. Hoje, já são 13 unidades em operação, espalhadas pelos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, nos formatos de lojas ou de quiosques.

4 – WeAudit

A WeAudit, empresa especializada em auditoria e gestão telefônica, é sediada em Campinas e lançou seu modelo de franquias no início desse ano. A marca estimam um crescimento acima 200% para esse ano, oferecendo um negócio seguro e rentável.

Segundo a empresa, com softwares exclusivos, a rede reduz em média 27% dos gastos com telefonia de seus clientes, oferecendo seus serviços às médias e grandes empresas de diversos setores e possui uma base de 533 clientes atendidos.

No modelo de negócios Compartilhado, durante o primeiro ano, o franqueado pode trabalhar home based e contará com o auxílio da franqueadora. A partir do segundo ano, o atendimento passa a ser responsabilidade do franqueado que precisará ter uma infraestrutura completa e padronizada. O investimento inicial na marca é de R$55 mil.

 

5 – Confraria da Barba

Fundada em 12 de maio de 2014, por cinco jovens empresários, a Confraria da Barba, possui 18 unidades no país. Em ambiente exclusivamente masculino, além dos serviços de cabelo e barba, são oferecidos serviços como manicure, pedicure, podologia, massoterapia, cuidados com a pele e entretenimento, com profissionais altamente capacitados.

A franqueadora é de Campinas/SP e a primeira unidade franquead também. Um exemplo de sucesso é o caso da unidade de Cambuí, localizada em Campinas/SP que sozinha faturou R$ 1,5 milhões em 2016. “A busca pelo atendimento exclusivo e diferenciado, foi o ponto inicial para conquista desse mercado. Unimos o prazer masculino com a necessidade diária, na Confraria da Barba pode falar alto, jogar vídeo game, e tomar cerveja sem ser julgado, e ainda voltar pra casa de barba feita e cabelo cortado com profissionais especializados”, afirma Rafael Gustavo Falk – Diretor Geral da Confraria da Barba”.

 

6 – Tutores 

Nascida em Campinas, a Tutores é especializada em educação complementar voltada para o reforço escolar multidisciplinar e atende alunos com dificuldades de aprendizagem. Pertencente ao Grupo Multus – líder nacional no segmento de microfranquias, a rede conta atualmente com mais de 100 unidades em todo pais. 

Através de um programa que desenvolve bons hábitos de estudo, os alunos da Tutores são orientados a gerenciar seu tempo, reconhecer seu estilo de aprendizagem, organizar o material escolar, preparar-se para provas, entre outras técnicas.  

A Tutores oferece um modelo de negócios para empreendedores que buscam ter seu próprio negócio e também aos profissionais das áreas de Pedagogia, Psico-pedagogia, Psicologia, Terapia Ocupacional, entre outros. As modalidades englobam investimentos a partir de R$ 25 mil e a possibilidade de começar trabalhando home-base (de casa).  

 

7 – Dr. Faz Tudo 

A Dr. Faz Tudo é uma rede de franquias com sede em Campinas. Segundo a marca, o modelo de negócios requer baixo investimento e alta lucratividade que profissionaliza os serviços de reparos, reformas, manutenções e construções em geral.

Toda unidade da rede é operada localmente por um franqueado-diretor que se responsabiliza tecnicamente pelos serviços e zela pelas orientações estabelecidas pelas Normas da ABNT e pelo Sindicato da Construção Civil (Sinduscon). A rede de franquias possui excelentes áreas ainda disponíveis para novos franqueados, com uma lista de clientes aguardando a abertura de uma unidade franqueada da marca para serem atendidos. 

A operação de uma nova unidade da marca requer investimento a partir de aproximadamente R$60.500, para cidades com até 50 mil habitantes.

 

8 – Dr. Jardim 

A Dr. Jardim foi criada em Campinas e é uma microfranquia de jardinagem e paisagismo que atende todas as necessidades de residências e condomínios. Entre os serviços prestados para jardins estão: execução e implantação de projetos paisagísticos, manutenção de jardins que englobam poda, corte de gramado, cronograma de adubação, controle de pragas e doenças, revitalização e renovação de canteiros, projetos paisagísticos, execução de jardins e gramados.

Para piscinas, a rede oferece manutenção completa e limpeza com sanitização e tratamento físico e químico da piscina.

Com investimento inicial de cerca de R$25.500 já é possível adquirir uma unidade da rede, dependendo do modelo de negócios escolhido. 

 

9 – Home Angels

 A Home Angels, do Grupo Zaiom, sediado em Campinas, é especializada em cuidadores de pessoas e desenvolveu com sua experiência de mercado, com base nas práticas recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela OMS (Organização Mundial da Saúde), relacionados a cuidados de idosos, adultos e crianças.

A rede possui uma equipe qualificada e é uma das maiores microfranquia do setor na América Latina, com cerca de 160 unidades franqueadas acumuladas desde sua fundação em 2008. Para participar da rede, há modelos de negócios a partir de R$ 25.750 de investimento inicial.

 

10 – Portaria Monitorada

A Portaria Monitorada tem sede em Campinas, apesar dos sócios da empresa serem de Minas Gerais. Eles apostaram na cidade pois oferecia uma infraestrutura de boa qualidade, fator decisivo na hora de escolher a cidade para ser sede da franqueadora.

A rede surgiu em 2008, na visão empreendedora de Wander Paiva que já atuava na área de segurança e terceirização de mão de obra em condomínios e conseguiu visualizar um nicho de mercado altamente inovador. O empresário investiu em organização, gestão e suporte, além de uma central de atendimento que recebe todos os contatos com os condomínios instalados e funciona 24 horas. A Portaria Monitorada atua no mercado de condomínios prediais e oferece tecnologia que tem como maior objetivo deixar o condomínio mais seguro por ser monitorado o tempo todo e baratear o custo gasto com os porteiros em até 50%. Uma nova unidade de rede sai a partir de R$33 mil, dependendo do modelo escolhido pelo empreendedor.

 

11 – Bono Pneus

Única franquia de centro automotivo mecânicas multimarcas do mercado, a Bono Pneus, fundada em Campinas, foca sua expansão nas capitais no segundo semestre de 2017. A rede, que cresceu 14 % em 2016, pretende abrir 6 novas unidades nas cidades Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Vitória (ES), Maceió (AL) e Porto Velho (RO) .

Nascida em 1992, a Bono Pneus tem investimento que parte dos R$400 mil, tendo em seu conceito lojas amplas e com projeto arquitetônico clean.  São oferecidos todos os serviços de under car (suspensão automotiva, pneus, limpeza de bicos, injeção eletrônica, amortecedor, freios, bateria).

Para ser franqueado não é necessário ter experiência no setor automotivo, basta ter capacidade empreendedora, dedicação ao negócio, comunicabilidade, habilidade no gerenciamento de pessoas e comprometimento técnico e administrativo.

Atualmente a marca possui 55 unidades e requer um investimento inicial entre R$400 mil e 810 mil.